Floreiras no outono: 11 composições sensacionais para decorar com plantas e flores coloridas

por Roberta Freitas

14 Outubro 2022

Floreiras no outono: 11 composições sensacionais para decorar com plantas e flores coloridas

Quando você pensa na profusão de flores que a natureza pode dar, geralmente vêm à mente imagens do despertar das plantas na primavera e a alegria exuberante do verão, mas também o outono pode tirar o fôlego com belas cores e formas. Há plantas que dão o seu melhor nesta estação, pouco antes da fase adormecida do inverno.

Assim, não devemos acreditar que, com o fim do verão e as flores mais "famosas", o jardim ou a varanda estejam prestes a entrar em um longo período triste e desconsolado: ao contrário, podem ser revividos com composições ricas que sabem combinar o que a natureza oferece naquele período. Aqui estão alguns exemplos de floreiras realmente bonitas para se inspirar.

A disposição das folhas das couves lembra as das rosas bem abertas, e assim elas podem se tornar protagonistas no centro da composição, combinadas com elementos mais sutis que sobem e outros que descem.

Geralmente são escolhidos três ou quatro componentes principais, para serem inseridos de forma mais evidente, podendo então ser enriquecidos com diferentes variedades em menor grau para preencher harmoniosamente toda a composição.

Toda a variedade que dão as misturas de flores nas outras estações é substituída por infinitas variáveis ​​de folhas e inflorescências menos vistosas, mas igualmente espetaculares no outono. 

Os tons roxos profundos de algumas espécies são a cara do outono (e talvez até do Halloween), e combinam muito bem com verdes e brancos.

Mas também são absolutamente impressionantes em um tom sobre tom, que desviam a atenção para a forma geral da decoração.

No entanto, o outono é o período da segunda floração de muitas espécies, ou aquele em que aparecem variedades tardias que continuam a embelezar jardins e varandas quase no limiar do inverno.

Verdes escuros, laranjas e vermelhos, roxos profundos e violetas: se você pensar bem, são pinceladas de cor que você só encontra neste período.

E a combinação dos tons de bronze com aquelas plantas de folhagem prateada? Ou com algumas flores que passam do violeta ao azul? Realmente incrível!

Obviamente, o vaso também contribui muito para o resultado final da composição: forma, cores e materiais podem combinar melhor com alguns arranjos do que com outros.

Vale muito a pena escolher suas ideias favoritas e ir a algum viveiro ou mercado e tentar replicá-las, não acha?