Plantas para decorar floreiras suspensas: você pode obtê-las facilmente, mesmo através de um raminho

por Roberta Freitas

20 Junho 2022

Plantas para decorar floreiras suspensas: você pode obtê-las facilmente, mesmo através de um raminho

Um cesto suspenso, do qual a planta faz cair suavemente as suas folhas, é um elemento decorativo difícil de resistir. É também uma das maneiras mais eficazes de encher nossas casas com vegetação sem necessariamente encher o chão com vasos mais ou menos grandes.

Assim, em qualquer ambiente da casa que tenha luz natural suficiente para os vários tipos de plantas que quisermos cultivar, podemos usar variedades com hábito trepador ou pendente, ou seja, as melhores para serem expostas dentro dos vasos suspensos. Há realmente uma infinidade de tipos de plantas para escolhermos e, se por acaso notarmos uma em particular na casa de algum conhecido, podemos até pedir uma mudinha para cultivar a nossa própria planta.

Existem algumas, de fato, que podem ser facilmente reproduzidas apenas pegando um galho e depois plantando-o no solo, ou enraizando-o primeiro na água. Conheça algumas abaixo.

Sedum morganianum. É uma das plantas suculentas mais populares por causa de seus galhos cheios de folhas grossas e arredondadas, que lhe dão o nome inglês "burro's tail", ou seja, rabo de burro.

Crássula perforata. O nome comum em inglês é "string of buttons", e ela também se torna cada vez mais popular no design de interiores por causa dos galhos feitos de uma sequência de folhas que realmente parecem muitos botões amarrados no mesmo fio! Como a planta mencionada acima, é uma suculenta, por isso precisará de solo adequado para essa categoria.

Senecio Rowleyanus. Este "colar de pérolas" agora é facilmente encontrado em muitas lojas, mercados e até supermercados que vendam plantas. Ela também desenha formas realmente atraentes, com as "pérolas" descendo das cestas.

Sedum sieboldii. Também é bonita apenas por suas folhas planas, redondas e grossas, e há também aquela variegada. Mas é quando floresce que chama ainda mais a atenção, com suas fofas flores globulares rosadas na ponta de cada galho. Resumindo, uma daquelas plantas que florescem "de cabeça para baixo"!

Às vezes é encontrado como Senecio herreianus purple flush, outras vezes como Othonna capensis “ruby necklace”: se parece com o sedum ou senecium visto antes, mas tem a particularidade de ser toda tingida de um vermelho bordô verdadeiramente irresistível. Pense que bela combinação com uma das variedades citadas acima!

Ficus pumila. Arbusto de origem tropical, perene e trepadeira. Mantém-se pequeno em tamanho e foram produzidas várias cultivares que mudam de cor e desenho das folhas. Uma jóia a não ser esquecida.

Entre as plantas de interior mais populares para cultivar em vasos suspensos, está a Philodendron Hederaceum (a brasileira é muito bonita), que às vezes é confundida com outra planta muito parecida, o pothos.

E para quem quer a planta mais resistente, a hera nunca deve ser subestimada: mesmo assim existe uma enorme variedade de cultivares, algumas com formas e cores verdadeiramente fascinantes.

Todas estas plantas são bastante simples de cultivar em casa, pouco exigentes em termos de rega, resistentes e capazes de criar raízes facilmente mesmo a partir de um ramo. Você já teve uma em sua casa?