11 lagos encantadores para se inspirar para criar um oásis de tranquilidade no jardim

por Roberta Freitas

01 Agosto 2022

11 lagos encantadores para se inspirar para criar um oásis de tranquilidade no jardim

O som da água borbulhando suavemente é um som natural que ajuda a relaxar os nervos e promove o relaxamento e, também por isso, a presença de um espelho de água é um elemento fundamental na arquitetura da paisagem de estilo oriental, mas amplamente difundida no Ocidente durante séculos. Seja um mini jardim aquático dentro de um pequeno recipiente, ou piscinas de água que parecem completamente naturais na paisagem, até pequenas lagoas são sempre um complemento valioso para ser desfrutado com tranquilidade.

Eles então conseguem dar vida a um pequeno ecossistema que enriquece o jardim com muitas espécies, e é realmente algo muito bonito de se admirar. Deixe-se inspirar pelas imagens propostas abaixo.

Uma escavação e tanques geralmente pré-fabricados são a solução mais rápida e barata de instalar lagoas de todos os tipos, mas existem projetos para criar uma paisagem que pareça verdadeiramente natural.

Isso não significa que os jardins aquáticos em recipientes de todos os tipos também não tenham seu charme. Por exemplo, um tanque (Stock tank) pode criar piscinas super modernas e um lago para o cultivo de nenúfares.

E se você quiser usar recipientes de vários tipos, deixe sua imaginação correr solta: por exemplo, até um barco pode abrigar um lago!

Além de fontes antigas, melhor ainda se forem cercadas por muita vegetação.

No entanto, não é certo que todos tenham muito espaço para dedicar ao seu próprio lago, e aqui pode se tornar interessante o chamado "container pond", ou seja, lagos recriados em pequenos contentores, talvez até para serem construídos com faça você mesmo, em madeira ou metal.

E se você não quiser cavar no chão, você também pode colocar um tanque pré-fabricado em um canteiro elevado, e será ainda mais fácil cuidar de plantas e peixes dentro da lagoa.

Geralmente, deve-se prever um sistema para circular a água, purificá-la e colocá-la de volta na bacia, e fazer isso com uma cachoeira cenográfica é sempre uma escolha fascinante.

Mas muitos objetos também podem ser usados ​​como fonte para esse fim, como até mesmo um velho barril de vinho.

Assim como para uma piscina, o espaço ao redor do lago pode ser equipado com plantas e uma área de estar.

E a ideia de criar um canteiro aquático também não é ruim, talvez aproveitando também a água que escoa das calhas.

Finalmente, que tal uma lagoa que também cria um pequeno riacho? É uma forma mais incomum, mas verdadeiramente bonita!

Você gostaria de ter um lago no jardim?