Cascalho, pedras e brita: faça deles o destaque do seu jardim com soluções de design elegantes

por Roberta Freitas

01 Julho 2022

Cascalho, pedras e brita: faça deles o destaque do seu jardim com soluções de design elegantes

Antigamente, muitos jardins abrigavam áreas cobertas com cascalho e brita de vários tipos: eram soluções confortáveis, alternativas elegantes ao chão batido e menos dispendiosas que as pedras de pavimentação. E ainda hoje sabem dar um charme clássico indiscutível. Mas isso não é tudo: quando são utilizadas pedras com formas ou cores menos tradicionais, especialmente combinadas com soluções de design contemporâneo, elas adquirem um caráter moderno e sofisticado verdadeiramente irresistível.

Você pode usar os vários tipos de pedras e seixos para bordas, para delinear áreas do jardim para serem vividas de diferentes maneiras ou mesmo para fins puramente decorativos. Dê uma olhada nas propostas abaixo para descobrir como incorporar cascalho e pedras na arquitetura de seus jardins.

Seixos cinzentos e redondos, os de rio, para uma orla que separa o gramado da cerca: é uma forma de decorar, acrescentando uma faixa de cor contrastante que enriquece a paisagem. Mas também é útil para evitar andar no gramado se você não quiser estragá-lo, além de evitar bater na cerca ao cortar a grama.

A mesma coisa também pode ser útil no espaço entre canteiros de flores e gramados, ou caminhos. É um detalhe a mais que finaliza o visual de todo o jardim.

Depois, existe a possibilidade de usar vários tipos de pedra britada como cobertura morta. Em canteiros onde há poucas plantas suculentas e talvez pedregulhos, são uma solução muito elegante para criar um contraste cromático fascinante.

Também é possível combinar pedras de diferentes tipos e sobretudo de diferentes tamanhos, e assim brincar com as formas como se fosse um mosaico natural.

Usá-las como cobertura do solo em torno de plantas suculentas é a melhor escolha para canteiros de flores que animam espaços pavimentados com madeira ou concreto, portanto, aqueles com design mais contemporâneo.

A gravilha é sempre uma excelente escolha nos caminhos que correm no meio do verde, talvez intercaladas com lajes sobre as quais se pode caminhar com mais conforto. Tem um aspecto mais natural e se integra melhor com os gramados circundantes do que as faixas de asfalto ou betão.

E mesmo quando abrange áreas maiores, passos japoneses de todas as formas e materiais sempre podem ser usados ​​para evitar ter que andar sobre as pedrinhas.

As pedras que parecem todas do mesmo tamanho, até na cor, criam um efeito incrível: perfeito nos contextos indicados acima, aqueles com pantas suculentas.

No entanto, nada impede que você use esse tipo de cobertura mesmo em canteiros de flores: é realmente muito decorativo e sempre funciona para reter a umidade do solo por mais tempo.

As pedras brancas estão entre as mais populares no design moderno de jardins.

Você usou cascalho ou pedras na arquitetura de seus espaços verdes?