5 dicas úteis para regar as plantas durante as férias

por Roberta Freitas

29 Julho 2022

5 dicas úteis para regar as plantas durante as férias

Durante todo o ano desfrutamos da casa e do jardim decorado com plantas que alegram as nossas casas e talvez até melhorem a qualidade de vida, mas então o que fazer quando queremos sair de férias, nos afastando dos nossos recantos verdes? Há quem possa contar com alguém para cuidar das plantas, que tenha um sistema de irrigação automático eficiente estudado detalhadamente, mas em outros casos? 

Há uma série de truques que ajudam a cuidar das plantas mesmo quando estamos longe, desde torná-las mais capazes de reter água em períodos quentes até sistemas de irrigação prolongada do tipo faça você mesmo. Continue a ler para saber mais.

Pexels, Pexels

Pexels, Pexels

Em primeiro lugar, é importante conhecer as necessidades hídricas das plantas: algumas resistem melhor aos períodos de seca do que outras, outras se tornam mais capazes de tolerá-las se (quando estão em vasos) forem deslocadas para locais mais sombreados, outras ainda devem ser equipadas com pires e outros acessórios úteis. No entanto, evite exagerar para não apodrecer as raízes das plantas com muita água quando estiver fora.

Gramados

Gramados

Pxhere

No caso dos gramados, geralmente se considera que a quantidade de água necessária é de cerca de 6 litros por metro quadrado por dia, ou mesmo 12 a cada dois dias. Mas quando se vive em situações de emergência hídrica seria melhor suspender, ou pelo menos diminuir muito, a irrigação. Os prados, de fato, muitas vezes conseguem voltar "por si mesmos" assim que as temperaturas caem novamente e as chuvas recomeçam.

De qualquer forma, evite cortar o gramado antes de sair: quanto mais alta a grama, mais ela conseguirá dissipar o calor, para que não haja superaquecimento do solo. Assim, a erva será capaz de realizar a fotossíntese mesmo em temperaturas mais altas que o normal.

Cobertura orgânica

Ajude o solo ao redor das plantas, mesmo em vasos, a reter a umidade por mais tempo com uma camada de cobertura orgânica. As plantas perdem assim 25% menos água devido à evaporação. Não faça isso apenas perto daquelas que amam o calor e climas secos.

O sistema de gotejamento é melhor

Se você tiver a chance de se preparar a tempo, instale um sistema de irrigação por gotejamento. Com o sistema de gotejamento a água tem tempo de penetrar fundo no solo atingindo as raízes, que são as que a armazenam.

Sistemas faça você mesmo

Alguém também consegue fazer com que os sistemas faça você mesmo funcionem com garrafas invertidas (de vidro) com os gargalos presos no chão, ou com latas cheias de água e ligadas ao solo da planta com barbante ou cordas de pano, que lentamente conduzem a água até o próprio solo, de forma contínua.

Existem também ampolas e kits prontos para compra que funcionam de maneira semelhante. Você pode fazer alguns testes quando estiver em casa, e se eles funcionarem você estará seguro mesmo nas férias.

Xeriscaping

Xeriscaping é o desenho de jardins baseado na escolha de plantas que permitem economizar água, aquelas capazes de suportar períodos de seca. Acredita-se erroneamente que são apenas cactos ou outras plantas suculentas, mas existem muitas outras variedades com formas e cores realmente fascinantes que podem se tornar a escolha certa para muitos jardins e varandas ensolarados.

Pronto para sair de férias sem preocupações?