Tão bonita quanto uma obra de arte: como cultivar uma flor de cera

por Roberta Freitas

10 Abril 2023

Tão bonita quanto uma obra de arte: como cultivar uma flor de cera

Hoya carnosa, também conhecida como flor de cera ou flor de porcelana devido à sua inflorescência maravilhosamente perfumada, é uma planta trepadeira nativa das florestas tropicais da Austrália, Polinésia e sul da Ásia. Importada para a Europa apenas no século XIX, se difundiu na Itália durante algumas décadas, mas obteve grande sucesso sobretudo graças às suas flores, tão belas que parecem uma obra de arte, muito persistentes e cujo perfume agradável se sente especialmente no pôr do sol. 

Planta perene adequada tanto para cultivo interno quanto externo, floresce a partir do segundo ano de vida e certamente lhe dará muita satisfação. Vamos descobrir juntos a melhor forma de cuidar dela para que cresça próspera.

Exposição, terra, água

Exposição, terra, água

Yvan leduc/Wikimedia Commons

Habituada a climas muito quentes e úmidos, esta planta pode ser cultivada no exterior desde que a temperatura não desça abaixo dos 10 graus, caso contrário necessita de ser abrigada no inverno. A sua temperatura ideal se situa entre os 18 e os 22 graus e adora locais muito luminosos mas, habituada a viver à sombra das copas das árvores, as suas folhas escurecem se expostas à luz solar direta.

O solo deve ser muito drenado porque teme a estagnação da água (nesse caso as folhas ficam amarelas e há risco de desenvolvimento de podridão radicular), melhor se misturado com areia ou perlita.

No entanto, a flor de cera adora umidade, por isso no verão será necessário molhá-la muito pouco e lentamente, mas com muita frequência, até mesmo todos os dias. No inverno, com o repouso vegetativo, essa necessidade será consideravelmente reduzida.

Fertilização e cuidados especiais

Fertilização e cuidados especiais

Siamaksabet/Wikimedia Commons

Não tem grandes necessidades de fertilização, mas podemos adicionar um fertilizante líquido rico em potássio, nitrogênio e fósforo à água a cada 15 dias. A flor de cera cresce bem em vasos pequenos, mas precisa ser replantada a cada 2 anos e requer poda dos galhos e flores secas; não retire os caules murchos, pois podem voltar a florescer várias vezes durante a estação, que começa na primavera.

A Hoya carnosa pode estar sujeita ao ataque de cochonilhas, nesse caso bastará lavá-la com sabão de Marselha para eliminar todos os parasitas.

Se a sua planta não florescer, é provável que ela pertença a uma das duas espécies que não emitem flores, ou pode ser devido às condições de cultivo: tente movê-la para uma área mais clara e borrifar as folhas para manter umidade constante.

Com a flor de cera sua casa ficará imediatamente mais bonita e perfumada!