11 ótimas ideias de economia de espaço para o cultivo de plantas no jardim ou na varanda

por Roberta Freitas

07 Setembro 2022

11 ótimas ideias de economia de espaço para o cultivo de plantas no jardim ou na varanda

O jardim ou a varanda são pequenos, mas a vontade de ter um cantinho verde é grande: não é preciso desanimar com a falta de espaço, pelo contrário, pode se tornar uma oportunidade para encontrar soluções com grande valor decorativo.

Na verdade, se trata de pensar em floreiras e canteiros que se desenvolvem verticalmente ou em altura, como paredes verdes que se transformam em painéis decorativos, suportes para pendurar vasos e recipientes de diversos tipos e canteiros com várias prateleiras. Eles poderão ter plantas ornamentais e aromáticas e até plantas produtoras de frutas ou vegetais. Dê uma olhada nas ideias propostas abaixo.

Paletes: são grandes aliados também neste caso, como jardins verticais para serem preenchidos com plantas que brotam, tornando-as pinturas vivas e bonitas.

Mas também funcionam como suporte para muitos vasos coloridos, para serem preenchidos com suas plantas favoritas.

Uma torre de vasos, cada vez menores em tamanho, mas todos da mesma forma: é uma espécie de bela fonte florida nas laterais da entrada da casa ou nos cantos do jardim ou varanda.

Para cultivar plantas ainda pequenas de variedades aromáticas de cozinha, ou mesmo certas suculentas de crescimento lento que não querem muito solo, você também pode tentar a solução criativa de usar sapateiras.

Se tiver alguma treliça para colocar as trepadeiras, também pode usá-la como suporte original para vasos.

O canteiro em espiral: é bonito, se desenvolve verticalmente de forma harmoniosa e permite cultivar muito mais plantas numa pequena área.

A velha escada de madeira para colocar muitos vasos em um pequeno espaço. Essa também é frequentemente a solução usada para vasos aromáticos ou ornamentais.

Os tijolos de concreto perfurado com os quais as paredes e muros são construídos podem ser dispostos de maneiras mais artísticas para dar espaço também às plantas, talvez bem no meio das paredes.

A pirâmide de madeira para morangos, legumes e muito mais: não é incomum encontrar tutoriais de bricolage para construí-la.

Mesmo tábuas de madeira simples (até mesmo feitas de paletes) com potes de vidro em cima, como aqueles de conservas, são úteis para floreiras alternativas.

Muitas seções de calhas, uma embaixo da outra, penduradas onde você quiser: são vasos suspensos cheios de criatividade.

Existe alguma solução entre essas que você gostaria de usar em casa?