Luzes no jardim: 11 ideias para dar um toque de magia com a iluminação certa

por Roberta Freitas

02 Agosto 2022

Luzes no jardim: 11 ideias para dar um toque de magia com a iluminação certa

É bom passar um dia relaxante no jardim, mas é ainda mais mágico poder apreciá-lo mesmo à noite ou, nos períodos mais quentes do ano, até tarde da noite. E para poder ficar com total conforto ao ar livre também é necessário ter alguns pontos de luz que evitem acidentes desagradáveis.

Assim, não só as áreas equipadas com mesas ou salões ao ar livre, mas também aquelas a serem percorridas como os caminhos e, sobretudo, os pontos potencialmente perigosos como as escadas devem ser devidamente sinalizados com luzes. E os feixes de luz que também têm a função de realçar a beleza do seu espaço verde? A iluminação é realmente essencial, e existem muitas soluções a serem consideradas para um efeito mágico. Confira algumas delas abaixo.

Se durante o dia o guarda-chuva protege dos raios mais fortes do sol, à noite ele pode ficar aberto para servir de suporte para um cordão de lâmpadas: uma solução econômica e cenográfica quando não há sistemas fixos.

Da mesma forma, pode aproveitar qualquer outro suporte existente no jardim, especialmente as treliças que são utilizadas para cultivar plantas trepadeiras.

Para enfatizar uma calçada em uma ocasião especial, sem ter que instalar postes de luz fixos, você pode pensar em simples baldes com pedras e postes, colocados ao longo do caminho, e depois pendurar fios de luzes usando os postes como suportes!

Fora isso, a ideia de encher muitos recipientes de vidro com fios de luzes (a bateria), como garrafas, lanternas, potes e afins, também é legal.

Os fios com lâmpadas penduradas entre os galhos e nas paredes estão tão na moda, mas e se fossem todas lâmpadas de estilo vintage?

Quanto às soluções fixas, os holofotes que projetam feixes de luz são certamente muito elegantes e cenográficos, e dão o seu melhor quando acrescentam um detalhe brilhante no meio do verde dos canteiros, ao longo dos troncos das árvores ou quando estão focados nas peças fortes da arquitetura da casa.

Os focos instalados nos degraus ou ao longo dos corrimãos também são muito refinados, como luzes discretas de cortesia.

Nas laterais dos caminhos, bem como no meio dos canteiros de flores, então, você poderia considerar os postes de iluminação baixa movidos a energia solar.

Ou, ainda neste caso, prepare mini lampiões de rua em estilo vintage, que depois encherá com velas, mesmo elétricas, ou luzes a bateria.

E se você está procurando lugares para deixar os fios de luz correrem, lembre-se também de todas as cercas ou divisórias!

Como você gostaria de iluminar o seu jardim?