10 inspirações uma melhor que a outra para mobiliar o jardim com bancos para todos os gostos

por Roberta Freitas

20 Julho 2022

10 inspirações uma melhor que a outra para mobiliar o jardim com bancos para todos os gostos

Um banco no jardim é muito mais do que um simples lugar para se sentar: pode contribuir para a beleza do jardim mas sobretudo nos ajudar a desfrutar da sua beleza.

Assim, aqueles colocados sob a sombra de uma árvore se tornam lugares para relaxar ao ar livre em dias ensolarados, enquanto aqueles posicionados em algum canto ou ponto estratégico do jardim serão o local ideal - e acima de tudo confortável - para admirar as partes mais cênicas do nosso espaço verde. Eles também podem enriquecer as áreas de relaxamento, de modo a deixar o jardim pronto para acomodar muitas pessoas. Em suma, vale a pena estudá-los bem e escolher aquele que melhor se adequa ao design da casa. Confira as ideias abaixo.

Um banco de alvenaria daqueles antigos, em cimento, que agora foi arruinado ao longo do tempo e talvez coberto de musgo: coloque plantas em volta dele e irá parecer que está no seu habitat natural... E você vai querer usá-lo novamente!

A alma de tijolo e concreto de um banco com uma forma essencial pode se tornar uma pequena obra-prima se você o cobrir com mosaicos coloridos.

Para uma aparência completamente natural, especialmente quando o banco está perfeitamente encaixado em uma moldura verde, as lajes de pedra também são uma ideia a ser considerada.

Um modelo mais moderno e geométrico, mas feito com madeira: as formas essenciais desse sofá de canto ficam lindas com almofadas escuras e plantas ao redor.

E quando há espaço suficiente, em vez de bancos, você pode montar salas de estar.

As soluções de alvenaria, fixas e muito resistentes, são preferíveis, quando se tem ideias claras sobre como pretende mobilar aquela parte do jardim. Por exemplo, um banco de canto de concreto, mas com assento de madeira, pode ser construído deixando o espaço interno vazio, de modo a ter um precioso espaço extra para guardar tudo o que precisar.

O encosto será uma parede ou uma floreira elevada, e o assento poderá ser de madeira, até mesmo com ripas lado a lado: são pequenos detalhes que, em um instante, tornam um elemento mais anônimo em algo moderno e sofisticado. E se tiver um formato curvo, esse tipo de assento fica ainda mais bonito!

Mas mesmo com vigas de madeira resistentes, o assento dos bancos/floreiras é sempre muito atraente e confortável.

Uma parede de tijolos, onde uma parte da superfície é um pouco mais rebaixada, de modo a ser coberta com madeira que ficará nivelada com o restante da estrutura: aqui está um banco simples e impressionante.

E se o ponto onde você colocou o banco acabou por ser o mais agradável do jardim, porque não pensar numa estrutura mais confortável, quem sabe até um banco suspenso... ou um sofá de balanço!

Que tipo de banco você prefere no jardim?