Vasos de terracota no jardim: o recurso atemporal para decorar com estilo e criatividade

por Roberta Freitas

09 Setembro 2022

Vasos de terracota no jardim: o recurso atemporal para decorar com estilo e criatividade

Quando você quer colocar uma planta extra no jardim, sem precisar - ou poder - colocá-la no terreno, pode contar com vasos de vários tamanhos. E embora haja uma infinidade de diferentes materiais, formas e cores, há um tipo que reina supremo entre todos: o vaso de terracota. Esses também podem ter muitas formas diferentes, assim como a cor e o valor da própria terracota podem variar muito dependendo de como é feita, mas dificilmente acabam sendo a escolha errada.

A terracota permite que o solo transpire melhor, por isso é preferível à maioria das alternativas, tem um charme clássico atemporal e é capaz de combinar com qualquer tipo de planta, bem como com estilo de decoração de exterior. Descubra de quantas maneiras você pode tirar proveito dos vasos de barro lendo mais aqui embaixo.

Os maiores, principalmente se forem bem feitos, são eternas decorações no jardim, perfeitos para pequenos arbustos frutíferos ou arbustos floridos que podem ficar para sempre nestas jardineiras gigantes.

Se você não quer criar um canteiro no terreno, de fato, usar enormes vasos de terracota para abrigar pequenas árvores é uma alternativa elegante e atemporal, que realmente combina com qualquer tipo de estilo paisagístico, mesmo que talvez dê o seu melhor em contextos que lembram a estética clássica mediterrânea.

Não existe praticamente nenhuma combinação, entre as formas dos vasos e o tipo de plantas, que seja proibida: juntar estes recipientes de terracota de formas diferentes, e com plantas diferentes no seu interior, ainda criará recantos encantadores.

Uma ideia que muitas vezes recomendamos para você, é aquela de criar floreiras verticais, as chamadas "torres" de flores: basta colocar mais vasos do mesmo modelo, mas com diâmetros menores, um em cima do outro, e depois encher de flores. 

Aqueles menores, que geralmente permanecem após o transplante de uma planta comprada para outro vaso maior, podem fazer decorações encantadoras, mesmo como parte de uma guirlanda criativa para enfeitar portas e paredes.

Depois, há mil maneiras de reciclar até os vasos quebrados: meios presos no chão como se tivessem sido deixados lá por décadas ou mesmo séculos, usados ​​para mosaicos, ou mesmo para rótulos de ervas aromáticas!

Você pode até combiná-los para criar uma esfera, onde cada buraco pode ser preenchido conforme desejado com suas plantas favoritas, especialmente suculentas.

E se você gosta da ideia do som da água borbulhando, por que não experimentar um pequeno projeto de bricolage para transformar vasos de barro em uma linda fonte?

Há tantas maneiras de aproveitar a beleza atemporal desses itens no jardim!