Mobiliar com madeira e toras: 12 ideias para adicionar elementos naturais no design

por Roberta Freitas

11 Agosto 2022

Mobiliar com madeira e toras: 12 ideias para adicionar elementos naturais no design

Foi-se o tempo em que pedaços de madeira ainda "ásperos", que mantêm as formas naturais da planta de onde foram retirados, eram quase prerrogativa exclusiva dos móveis rústicos. Os chalés e edifícios semelhantes abundavam em troncos e vários revestimentos que ainda podem ter a casca.

Com a evolução do design de interiores, porém, voltamos a abraçar a beleza da madeira natural mesmo em ambientes de estilo mais moderno, talvez interiores brancos e clean que aqui e ali abrigam galhos, troncos e acessórios feitos com pedaços de madeira crua. Confira as ideias abaixo para descobrir como você também pode encontrar esse delicioso equilíbrio.

Discos grossos de madeira, feitos de troncos ou galhos muito grandes de algumas árvores e ainda providos de casca: cortando um pequeno pedaço, se tornam prateleiras incríveis.

Fixados na parede, ainda intactos, são perfeitos como suportes para decoração: você pode prender vasos com plantas, por exemplo...

... Ou até cabides!

A ideia de cobrir a superfície com espelhos é maravilhosa.

Madeira bruta ou natural também pode significar sistemas radiculares inteiros, limpos e talvez até pintados e usados ​​como elementos decorativos.

Até mesmo troncos com galhos inteiros, cortados e tratados, se tornam estruturas arquitetônicas que agregam detalhes inesperados e fascinantes. Ao utilizar peças de madeira bruta, portanto não tratadas por marceneiros, devemos lembrar não apenas de limpar e alisar, mas também de selar as fibras com óleos adequados (como o de Tung), que preservam a peça por muito tempo.

Simples pranchas de madeira usadas como luminárias de parede verdadeiramente originais: ótimo para ser copiado.

Ou uma tábua obtida de um tronco, que abriga os holofotes ao longo do teto de um corredor.

Vigas que parecem ter sido obtidas de algum edifício antigo de outros tempos, e sabiamente inseridas na arquitetura da casa, talvez ainda como elementos portantes: uma ideia a ser admirada.

Com pequenos galhos, até mesmo hastes de bambu, espelhos podem ser emoldurados.

Enquanto um tronco seco pode se tornar a base de uma luminária de piso única.

Ou talvez o corrimão das escadas!

Qual ideia você mais gosta?