Arroz, café, chá: descubra os remédios naturais que você sempre deve ter à mão para cuidar das plantas

por Roberta Freitas

13 Setembro 2022

Arroz, café, chá: descubra os remédios naturais que você sempre deve ter à mão para cuidar das plantas

Sempre que recebemos uma nova planta em casa, certamente esperamos que ela cresça saudável e luxuriante para poder desfrutar de sua beleza nos próximos meses e anos. Por isso, temos o cuidado de colocá-las nos vasos certos, com o solo certo, nos melhores lugares da casa ou do jardim para que se desenvolvam bem. E muitas vezes também ajudamos com fertilizantes, talvez acabando gastando em muitos produtos específicos diferentes dependendo do tipo de planta nas quais os usamos.

No entanto, nem sempre é necessário recorrer a esses remédios: podemos obter bons resultados mesmo com um truque natural do tipo faça você mesmo, até mesmo reaproveitando alguns simples restos de cozinha. Por exemplo, arroz, chá e café também podem ser úteis no cuidado das plantas. Leia mais para descobrir como.

Água de arroz para plantas

Água de arroz para plantas

Monmonchouchou/Reddit

Se cozinhamos arroz com frequência, temos um excelente recurso em nossas mãos. Tenha cuidado, no entanto, quando falamos de "água de arroz" para as plantas, não nos referimos àquela do cozimento - especialmente não aquela em que foi adicionado sal, mas da água com a qual o arroz é lavado antes de cozinhá-lo. Na verdade, o arroz cru deve ser sempre enxaguado em água até ficar completamente transparente (geralmente é necessário enxaguar três vezes). Isso significa que jogamos na pia muita água que poderíamos reutilizar por causa das substâncias que ela contém, que são excelentes para as plantas: proteínas, fibras, aminoácidos, cálcio, fósforo, ferro, zinco, potássio são apenas algumas. Também nessa água há amido que é útil para as bactérias benéficas que crescem na rizosfera.

Como usar

  • Basta encher um frasco de spray e pulverizar as folhas acima e abaixo, de manhã ou à noite.
  • Caso contrário, você também pode despejá-la diretamente no solo com um regador.

O importante é usá-la imediatamente, caso contrário, ela começa a fermentar.

Chá

Chá

reclame2000/Reddit

Como o chá é levemente ácido, o que permanece infundido, mas não bebido, é usado há séculos para plantas acidófilas (hortênsias, azáleas, rododendros, por exemplo).

O remédio em si não é tão milagroso, mas também não é particularmente prejudicial. O importante é que:

  • o chá esteja frio e não tenha sido deixado fermentar por muito tempo;
  • melhor se diluído em água, pois pode conter alumínio, manganês e outras substâncias nocivas às plantas se presentes em quantidades excessivas;
  • Não tenha leite;
  • Não seja muito açucarado.

Mais do que o chá líquido, porém, é aconselhável aproveitar os saquinhos de chá, esvaziando-os na pilha de compostagem.

Café

Café

Zuggerschnude/Reddit

Em geral, falamos de borra de café, que na realidade é útil quase apenas se colocada na pilha de compostagem, mas na realidade até o café restante pode ser útil no cuidado do verde como o chá, dado seu teor (embora mínimo) de nitrogênio.

Se sobrar café que você não usa de outra forma, você pode diluí-lo com água e depois despejá-lo no solo ao redor das plantas.

No entanto, evite:

  • café adoçado;
  • café com leite ou creme;

Mais uma vez, tome cuidado para não exagerar dando sempre sobras de café, mesmo que aguado, para as plantas. Faça isso no máximo uma vez por semana e de preferência em plantas acidófilas.

Boa jardinagem!