Amido de milho para limpar o vaso sanitário: uma alternativa caseira para deixar sempre pronta

por Roberta Freitas

18 Dezembro 2022

Amido de milho para limpar o vaso sanitário: uma alternativa caseira para deixar sempre pronta

Dentre os muitos ingredientes comumente usados ​​na cozinha, que são excelentes substitutos para inúmeros produtos de limpeza, um que não deve ser esquecido é o amido de milho. Muito fácil de encontrar nas lojas ou online, tem um custo baixíssimo e é extremamente versátil. Por ser um pó muito fino e facilmente solúvel, consegue ser levemente abrasivo sem danificar superfícies delicadas, por isso ajuda a limpar halos e manchas em materiais como cerâmica ou aço sem danificá-los.

Por isso, é conveniente ter sempre à mão, mesmo para as difíceis limpezas do banheiro, principalmente no caso de manchas indesejadas no vaso sanitário. Mais delicado que o bicarbonato de sódio, na verdade pode ser usado sozinho ou com ele para criar uma pasta caseira para esfregar onde for necessário. Leia para saber mais.

Creativo

Creativo

Em uma tigela pequena, misture 2 colheres de sopa de amido de milho, se quiser você também pode adicionar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e 10 gotas de óleo essencial de tea tree (que tem propriedades antibacterianas e antifúngicas úteis). Adicione uma gota de água, apenas o suficiente para obter uma pasta seca que você pode esfregar nas manchas do vaso sanitário, com a ajuda de uma escova ou escova de dentes velha de cerdas duras. Deixe agir por cerca de dez minutos.

Em um borrifador, despeje água e vinagre em partes iguais (se quiser também pode adicionar 5 gotas de óleo essencial de tea tree aqui, mas não é estritamente necessário), agite bem e borrife em todas as partes que você já tratou com a pasta de amido e bicarbonato de sódio. Quando a reação entre o vinagre e o bicarbonato de sódio terminar, esfregue bem com uma esponja ou escova novamente e depois enxágue. Para melhores resultados, ao enxaguar, use água quente que você esquentou com uma chaleira.

Após a descarga, você também pode despejar meia tampa de alvejante neutro (aquele sem cloro) no vaso sanitário, deixando agir durante a noite.

Com ações como essas, a serem feitas cerca de uma vez por semana, você consegue manter a sujeira do vaso sanitário afastada sem precisar recorrer a produtos químicos mais nocivos ao meio ambiente. Já experimentou usar amido de milho na limpeza?