Remédios naturais eficazes para remover a condensação das janelas no inverno

por Roberta Freitas

25 Dezembro 2022

Remédios naturais eficazes para remover a condensação das janelas no inverno

Nos meses de inverno, muitas vezes vemos pequenas gotas de água se formando no vidro de nossas janelas. O fenômeno da condensação ocorre devido à grande diferença de temperatura entre o interior e o exterior da casa e ao alto percentual de umidade no ar. Se negligenciado, este fenômeno pode levar ao longo do tempo à formação de mofo nas áreas mais frias da casa, devido ao depósito de condensação também nas paredes, móveis e tecidos.

Abrir as janelas diariamente é um excelente remédio para evitar a formação de condensação e mofo; ventilar os quartos é de fato a melhor solução para evitar o acúmulo excessivo de umidade em nossas casas. No entanto, se a condensação já se formou, sugerimos alguns remédios naturais simples para removê-la em um instante.

Creativo

Creativo

Existem muitos remédios caseiros que podem ser implementados para remover facilmente a condensação do vidro:

  • folha de jornal: jornais são excelentes absorvedores de água e umidade; pegue uma folha, dobre e passe no vidro. Você verá que removerá a condensação em um instante.
  • limão: encha um borrifador com o suco de 2 limões e um copo de água. Borrife no vidro e retire com um pano de algodão.
  • sabão de Marselha: outro remédio muito eficaz, você terá que dissolver uma colher em banho-maria e misturar com 400 ml de água. Borrife no vidro e seque primeiro com um pano de microfibra e depois com um de algodão.
  • vinagre branco: inevitável no armário de bricolage, basta misturá-lo com água em partes iguais e, após retirar a condensação, borrifar no vidro e secar bem com um pano de algodão.
  • batata: vai parecer estranho, mas funciona! Esse é um remédio geralmente recomendado para portas de chuveiro, mas também é muito eficaz em caso de condensação nas janelas. Basta cortar um ao meio e passá-la por toda a superfície do vidro. Seque com um pano limpo e pronto.

Uma vez eliminada a condensação, lembre-se de por em prática todas as sugestões para evitar a sua formação: ventile frequentemente os quartos mesmo quando está frio, evite secar a roupa em casa se possível e, se necessário, adquira um desumidificador!