Sabão de Marselha na lavanderia: use como as vovós faziam para uma limpeza ideal

por Roberta Freitas

30 Dezembro 2022

Sabão de Marselha na lavanderia: use como as vovós faziam para uma limpeza ideal

O sabão de Marselha é realmente um dos produtos mais usados ​​de todos os tempos nas tarefas domésticas: conhecido principalmente como um aliado indispensável na lavanderia, se tornou depois um ingrediente muito difundido também na preparação de muitos outros detergentes e produtos de limpeza, até mesmo os do tipo faça você mesmo.

Tem uma formulação simples, baseada em ingredientes naturais (embora às vezes existam aromas artificiais) e um custo muito baixo, mas acima de tudo é eficaz de muitas maneiras diferentes. Mas quando se trata de usar a clássica barra de sabão para lavar a roupa, como se faz? Especialmente em uma época em que o trabalho pesado é sempre confiado aos eletrodomésticos? Leia para saber mais.

Creativo

Creativo

Por ser um sabão delicado por sua formulação isenta de substâncias perigosas para a pele (mas é sempre bom conferir a lista de ingredientes para ter certeza de que realmente contém apenas óleo vegetal, água e soda cáustica), embora eficaz, pode ser usado em praticamente qualquer tecido, até mesmo roupas de caxemira, lingerie lavável à mão e até roupas de bebê.

Para remover manchas difíceis, você pode usá-lo como um método de pré-tratamento de roupas: basta molhar uma barra de sabão e esfregá-la no tecido, deixar formar uma película sobre a mancha, deixando secar. Só então poderá continuar a lavar a peça como habitualmente, com o programa adequado e os produtos da sua preferência.

Se, por outro lado, você quiser usar o sabão de Marselha para criar um sabão em pó artesanal, prepare-se com:

  • Uma panela grande;
  • 3 litros de água;
  • 150 gramas de sabão de Marselha (você pode fazer em flocos ou ralar);
  • 220 gramas de bicarbonato de sódio.

Então proceda da seguinte forma:

1. Despeje a água na panela e deixe ferver;
2. Despeje o bicarbonato e o sabão ralado;
3. Misture com uma colher de pau até que não haja mais grumos;
4. Deixe esfriar;
5. Armazene em um recipiente hermético - até mesmo um pote de vidro com tampa bem ajustada serve.

Lembre-se de agitar bem o recipiente antes de usar seu detergente, que deve ser usado como se fosse aquele comprado. Você também pode deixá-lo mais perfumado adicionando 10 ou 20 gotas de óleo essencial a gosto durante o preparo.

Com um gasto mínimo, você terá um suprimento infinito de detergente multiuso!