Rodapés para limpar? Evite a fadiga com 4 truques simples

por Roberta Freitas

01 Março 2023

Rodapés para limpar? Evite a fadiga com 4 truques simples

Limpar pisos é algo que fazemos todos os dias, mas quando se trata de paredes e rodapés, talvez gastemos um pouco mais de tempo para trazê-los de volta à condição ideal. Na verdade, muitas vezes são pontos mais difíceis de alcançar, e você tem que se organizar bem, limpar e conseguir o tempo necessário entre as mil outras coisas que você tem que fazer todos os dias.

No caso dos rodapés, então, por serem tão baixos, nos obrigam a nos abaixar, curvando e dobrando as costas, para poder fazer um bom trabalho. No entanto, se formos bastante constantes na limpeza, não se acumulará um tipo de sujeira muito teimosa e difícil de remover e, assim, também poderemos retirá-la sem nos incomodar, sem nos curvar: bastará conhecer alguns truques simples.

Rodapés para limpar? Evite a fadiga com 4 truques simples - 1

Obviamente, todos nós sabemos que para alcançar os pontos difíceis das paredes, sejam eles os cantos superiores sob o teto, bem como os inferiores ao longo dos quais corre o rodapé, podemos se ajudar com uma vassoura ou outra ferramenta semelhante. Mas não basta passar as cerdas de uma vassoura, ou a lâmina de um rodo, no rodapé: é preciso também aproveitar algum outro truque para garantir que a operação seja realmente eficaz.

Lençóis velhos, panos de prato, panos de microfibra, toalhas velhas que não sejam muito grossas – todos esses tipos de tecido podem ajudar. Você terá que molhá-los com água e vinagre em partes iguais (é só misturar tudo em um borrifador) e enrolá-los na vassoura (ou esfregão plano ou rodo), mantendo-os firmes no lugar com um barbante ou elástico em volta do cabo , e depois é só passá-los para pegar toda a sujeira.

Como alternativa, você também pode pegar lençóis velhos, reduzi-los em pedaços capazes de embrulhar uma vassoura, despejar um copo de água e um copo de vinagre em um pote de vidro e algumas gotas de detergente. Agite bem e depois encha o frasco com os pedaços de pano. Se precisar aumentar o líquido, faça sempre proporcionalmente. Deixe os tecidos de molho mesmo por uma noite inteira, depois retire e esprema muito bem, para que fiquem apenas umedecidos e não pingando água. Você pode usá-los para pegar toda a sujeira como visto antes. No lugar do vinagre, se preferir, também pode usar suco de limão!

Meias-calças velhas: se só tiver de tirar o pó e não desengordurar, são a solução mais cômoda. Elas também devem ser enrolados na vassoura, um pau ou qualquer suporte que ajude a esfregá-las no rodapé sem ter que se curvar.

Meias velhas: você pode usá-las como os retalhos de tecido indicados anteriormente, mas também apenas para tirar o pó a seco.