Dicas úteis para lavar a caxemira sem danificá-la

por Roberta Freitas

03 Março 2023

Dicas úteis para lavar a caxemira sem danificá-la

As roupas de caxemira estão entre as mais preciosas que você tem em um guarda-roupa: esse tipo de lã, como outros fios igualmente macios e preciosos, sempre merece um tratamento especial, para preservar sua beleza e não estragá-las prematuramente. Por isso, na maioria das vezes, para aquelas peças que tanto nos preocupam, preferimos deixar para os especialistas, levando-as para as lavanderias onde não correm o risco de feltrar, encolher ou danificar de qualquer outra forma. Na verdade, há sempre um pouco de medo de que aconteça um daqueles acidentes em casa que comprometem a integridade do blusão ou cachecol.

Com os devidos cuidados, porém, a caxemira também pode ser cuidada em casa, talvez quando não há tempo nem como ir à lavanderia. Leia mais para descobrir como.

Creativo

Creativo

Máquina de lavar sim ou não?

A primeira regra a lembrar é que é sempre melhor lavar à mão. Parece óbvio, mas por vezes aproveitando a tecnologia, talvez com uma máquina de lavar de última geração que tem um programa para lãs e delicados que está aí para nos tentar, acabamos por usá-la. Mas seria melhor não, e optar por um pouco mais de esforço, que no entanto não é tanto: até 15 minutos podem ser suficientes.

Dito isso, você pode colocar a caxemira na máquina de lavar, embora precise fazer isso com o devido cuidado. O que você certamente nunca deve fazer é usar a secadora.

Antes e depois da lavagem

Em vez de correr para lavar, seja à mão ou na máquina de lavar, toda vez que houver um pouco de sujeira na roupa, é melhor preferir uma lavagem tópica, apenas na mancha. A caxemira, de fato, não deve ser lavada com muita frequência e, ao fazer isso, o período entre uma lavagem completa e a próxima é prolongado.

Ao guardá-la, se certifique de que esteja limpa e sem odores (perfume, loção, suor). Manchas e odores que não são tratados permanecem nas fibras e também podem atrair animais. É preferível, então, colocar essas roupas em sacos de linho ou algodão, que as protegem, mas também permitem que respirem.

Lavar à mão

Para lavar à mão basta ter:

  • detergente sem enxágue
  • uma bacia grande (mesmo uma banheira seria bom, ou uma pia muito grande)
  • uma toalha

1. Encha a bacia com água fria até a metade de sua capacidade (4 ou 5 dedos de água serão suficientes na banheira)
2. Despeje uma pequena quantidade de detergente, seguindo as instruções do fabricante;
3. Mergulhe a roupa e mova-a suavemente com as mãos, para que o sabão e a água penetrem bem entre as fibras;
4. Deixe de molho por 10 minutos;
5. Esvazie a água e aperte lentamente a roupa para liberar todo o excesso de líquido. Sem esfregar e muito menos torcer, apenas movimentos delicados para não danificar a roupa;
6. Coloque a roupa para secar, colocando uma toalha limpa por baixo. Você também pode acelerar o processo enrolando a roupa junto com a toalha e depois colocando-a para secar (sempre na horizontal) sobre outra toalha seca.

Pexels

Pexels

Na máquina de lavar

Para experimentar na máquina de lavar, coloque a peça dentro de um saquinho de malha, daqueles usados ​​para proteger peças delicadas. O resto da roupa que colocar no tambor deve ser composta por algumas peças leves. Selecione o ciclo de lavagem para roupas delicadas, com água fria e o menor número de centrifugações possível. Quanto à secagem, proceda como para a lavagem à mão.

Você já lavou com sucesso roupas de caxemira em casa?