Carregando a máquina de lavar louça: qual é a maneira correta? 8 dicas úteis

por Roberta Freitas

02 Abril 2023

Carregando a máquina de lavar louça: qual é a maneira correta? 8 dicas úteis

A máquina de lavar louça é, sem dúvida, um dos melhores aliados da economia de tempo para quem se ocupa da gestão de uma casa, principalmente para quem tem uma família numerosa ou gosta de receber muitos convidados no jantar. Todo o tempo antes dedicado à limpeza de pratos e louças em várias ocasiões, de fato, agora está reduzido aos poucos minutos necessários para carregar e por a trabalhar a máquina de lavar louça, que fará todo o trabalho nos permitindo cuidar de outras tarefas ou dos nossos hobbies.

Mas temos certeza de que realmente conhecemos essa preciosa aliada e a melhor maneira de fazê-lo funcionar para nós? A resposta não é tão óbvia, infelizmente: se você não carregá-la com a devida atenção, de fato, no final da lavagem podemos ser forçados a limpar tudo, desde água, sabão ou manchas de sujeira. Cada modelo é único, mas o principal a se ter em conta ao carregar uma máquina de lavar louça é que os braços aspersores devem estar livres para espalhar a água uniformemente por toda a carga.

Sugerimos abaixo 8 dicas úteis para uma carga perfeita sem surpresas desagradáveis ​​no final.

Carregando a máquina de lavar louça: qual é a maneira correta? 8 dicas úteis - 1
  • Estudar: o primeiro e fundamental passo é conhecer a fundo a nossa ajudante. Embora todos os modelos tenham a mesma estrutura básica, é aconselhável ler atentamente o manual de instruções da nossa máquina de lavar louça, de forma a compreender as características específicas do modelo como a posição dos bicos, a temperatura de lavagem de cada programa e o melhor detergente.
  • Detergentes: entendendo que não podemos usar um detergente trivial, que estragaria o nosso eletrodoméstico, mesmo escolher o melhor detergente para lava-louças não é tão simples. De fato, nas prateleiras das lojas encontramos hoje infinitas variações de detergentes para máquinas de lavar louça, desde os líquidos àqueles em pastilhas, passando pelas cápsulas e pós. Cada modelo funciona melhor com um limpador específico, geralmente listado no rótulo do fabricante. Descubra qual o tipo recomendado para a sua máquina de lavar louça e utilize apenas esse tipo para obter os melhores resultados.
  • Apenas itens adequados: parece incrível, mas muitos itens não podem ser lavados na máquina de lavar louça. Todas as louças antigas, por exemplo, correm o risco de serem irreparavelmente danificadas pelo aparelho, bem como tachos e panelas antiaderentes, utensílios e tábuas de cortar em madeira, alguns objetos de plástico ou de alumínio, estanho, latão, ferro fundido e bronze. Muito melhor lavá-los à mão, se você não quiser ser forçado a substituí-los com antecedência.
  • Carga organizada: uma máquina de lavar louça arrumada garante melhores resultados, pois a água chega a todos os pratos e consegue limpá-los melhor.
  • a - Como os bicos borrifam para cima, por exemplo, as louças devem ser colocadas com o lado sujo para baixo e no centro, de forma que sejam atingidas diretamente pelo jato.
  • b - Uma carga excessiva também leva a sobreposições que impedem que a água atinja toda a superfície a ser lavada. Melhor lavar em duas vezes do que uma única carga superlotada que nos obriga a lavar tudo de novo.
  • c - Copos, xícaras, tigelinhas e recipientes plásticos devem ser colocados no cesto superior, sempre voltados para baixo.
  • d - Os talheres longos devem ser carregados na lateral do cesto superior, enquanto todos os talheres curtos devem ser colocados no cesto apropriado.
  • e - Pratos, panelas, tigelas e todos os objetos grandes devem ser dispostos no cesto inferior e nas laterais, para que possam ser limpos adequadamente, também com o lado sujo voltado para baixo.
  • f - Se tiver louças muito sujas, após um período de molho coloque-as no cesto inferior, o que garante uma limpeza mais profunda.
  • Descarregar: também a operação de descarregar da máquina de lavar louça deve ser realizada corretamente se quisermos evitar perdas de tempo. O melhor é começar pelo cesto inferior para que a água residual que fica nos recipientes do cesto superior não suje o conteúdo de baixo.
  • Jatos entupidos: se apesar de ter seguido todas as regras anteriores a sua louça sair suja no final da lavagem, verifique os jatos para se certificar de que não estão obstruídos por sujeira ou resíduos de calcário. Se a água estiver muito dura, adicione um amaciante.
  • Limpeza: até a máquina de lavar louça precisa ser limpa para funcionar da melhor forma. Faça mensalmente uma lavagem a altas temperaturas com vinagre de maçã ou vinagre branco e bicarbonato de sódio, eliminará quaisquer resíduos e maus cheiros.
  • Por fim, não se esqueça do filtro: a cada 3/6 meses, dependendo do número de lavagens diárias, limpe-o bem para garantir que não haja obstruções.

Agora você está realmente pronto para lavar a louça!