Limpeza do banheiro: dicas úteis para mantê-lo sempre em ótimo estado

por Roberta Freitas

01 Junho 2021

Limpeza do banheiro: dicas úteis para mantê-lo sempre em ótimo estado

Dentre os vários cômodos da casa, o banheiro é um dos que exigem atenção constante para mantê-lo sempre em ótimo estado. Na verdade, se ver um pouco de sujeira em outros cômodos é tolerável, no banheiro ela parece saltar muito mais à vista, assim como é ainda mais incômodo perceber cheiros ruins. Para garantir que o banheiro esteja sempre em ótimo estado, é necessário programar rotinas de limpeza regulares, de forma a lidar com eficácia com aquelas mais rápidas do dia e depois de forma mais completa e esporádica com as mais exigentes.

Além disso, podemos nos ajudar com uma série de cuidados no uso e disposição dos objetos no banheiro todos os dias, para termos menos trabalho para mantê-lo arrumado e limpo. Depois tente estabelecer a rotina ideal para as suas necessidades, levando em consideração uma série de indicações que podem tornar as sessões de limpeza mais rápidas e eficientes, e você poderá solucionar muitos problemas na organização dos espaços para evitar desordens desnecessárias.

Lembre-se sempre de usar luvas de borracha compridas, mesmo quando usar produtos mais naturais como o vinagre: o contato prolongado com vários detergentes ainda pode causar danos à pele. E se o ambiente não puder ser bem ventilado durante a limpeza, use também uma máscara.

Marco Verch/Flickr

Marco Verch/Flickr

Uma rotina completa em todo o banheiro

Para que uma limpeza completa seja feita pelo menos uma vez por semana, você pode seguir esta ordem de intervenções.

Guarde os itens usados ​​com mais frequência em recipientes que sejam fáceis de mover e, antes de começar a limpar, traga uma caixa ou bacia ou cesto para colocar toda a bagunça e o que não precisa ficar lá, ou o que precisa ser lavado: copos, roupas, toalhas e outros itens que precisam ser retirados, assim como o lixo a ser separado, são todos itens a serem retirados para facilitar a limpeza do ambiente.

Abra bem as janelas para que os vapores de quaisquer agentes químicos não se tornem um perigo para a saúde. Além disso, ventilar os ambientes - mesmo no inverno - é uma prática diária necessária para deixar os ambientes mais saudáveis. Se não houver janelas, ligue o ventilador ou exaustor, mantendo a porta aberta.

Passe a limpar o pó sempre que necessário, começando pelas superfícies mais no alto. Cuide também de todas as teias de aranha e deixe toda a sujeira cair no chão, onde você irá limpar mais tarde. Você pode usar panos de microfibra ou coletores de poeira.

Depois passe para as paredes: lave os ladrilhos com o seu detergente preferido ou o produto mais adequado dependendo do material com que as paredes são revestidas. Se houver papel de parede, embrulhe as cerdas de uma vassoura com um pano de microfibra (inclusive papel de cozinha), umedeça levemente e limpe a superfície para remover a sujeira. Em seguida, seque com um pano limpo.

Se você notar manchas de mofo, borrife-as com uma solução de alvejante ou desinfetante e deixe descansar por alguns minutos. Com uma esponja ou pano limpo, esfregue as superfícies sobre as quais aplicou o produto, depois enxágue cuidadosamente para evitar manchas e seque imediatamente com um pano limpo.

Varra o chão para remover a maior parte da sujeira e, em seguida, use um pano ou esfregão de microfibra ou talvez um aspirador de pó. Se você notar cantos e juntas muito sujos, prepare seus remédios caseiros favoritos para deixá-los agir: vinagre e bicarbonato de sódio, ácido cítrico e às vezes até pasta de dente ou peróxido de hidrogênio são todos ingredientes a serem usados ​​para criar tantos remédios caseiros eficazes, para serem passados nas superfícies com pincéis velhos.

Em seguida, comece a cuidar dos sanitários: lave a pia, vaso sanitário, bidê e chuveiro ou banheira com produtos desengraxantes e desinfetantes dependendo do material de que são feitos, mas lembrando de usar panos ou esponjas diferentes para cada um, principalmente para para evitar a propagação de germes nocivos. Sempre que notar calcário ou acúmulo de sujeira, sirva-se de uma pasta de bicarbonato e água, que deve ficar agindo por 15 minutos ou menos. Se necessário, adicione também algumas gotas de vinagre branco, mas sempre quando tiver certeza de que não é um remédio muito agressivo para a superfície a ser tratada.

Para a pia e as superfícies ao redor, remova todos os cabelos ou resíduos de sabonete e pasta de dente com uma esponja e detergente adequado, enxaguando abundantemente com água morna. Uma escova de dentes velha ou um cotonete é útil para remover a sujeira que se forma ao redor das torneiras.

Enquanto isso, dedique-se às janelas e espelhos: aqui também você pode usar vinagre, ou álcool, ou mesmo suco de limão ou ainda água e talco em pó, como alternativa aos produtos para vidro.

Chegou a hora do box do chuveiro. Comece pulverizando o detergente nas paredes do box e na torneira e deixe por alguns minutos. Se a água no sistema hídrico estiver dura, você precisará de produtos capazes de eliminar o calcário: pode-se usar meio limão, ou soluções de água, vinagre e bicarbonato. Se você deixá-los agir por muito tempo, com maior concentração, eles também o ajudarão no combate a eventuais manchas de ferrugem. No entanto, evite o uso de substâncias abrasivas na porcelana, para não torná-la opaca.

Não se esqueça das cortinas do chuveiro, outra superfície onde podem surgir bolor e consequentes maus cheiros. Prepare uma solução de 2/3 de água e 1/3 de alvejante em um borrifador e borrife nas cortinas, ou lave-as em água quente com detergente e uma gota de alvejante.

Se você notar calcário ao redor das torneiras ou do chuveiro, espere a noite para o método do vinagre e do bicarbonato de sódio: você tem que molhar um pano velho e enrolá-lo em torno das torneiras/chuveiro e, em seguida, fechar com um saco plástico com um barbante ou elástico à sua volta, de forma a criar um ambiente fechado que retenha os vapores, continuando a deixar os dois ingredientes agirem durante toda a noite.

Por último, enxagúe bem os sanitários e proceda à lavagem do chão, de modo a retirar até a sujeira que se separou das juntas e cantos mais difíceis.

Despeje um pouco de água sanitária ou algum produto altamente desengordurante e desinfetante no vaso sanitário. Também existem produtos que você pode fazer em casa, como aquele à base de água (um litro), vinagre (200ml) e bicarbonato de sódio (1 colher de sopa). Deixe agir o máximo possível, evitando dar descarga no vaso sanitário por pelo menos uma hora.

Limpe também a parte externa do vaso sanitário, com um pano umedecido em água e alvejante ou em qualquer caso com desinfetantes, como água oxigenada. Comece com o botão de descarga para não passar por ele novamente e vá até o chão, limpando o assento e a base. Não se esqueça das dobradiças, então uma escova de dentes velha pode ser útil. No interior, você pode usar uma escova de dentes com água sanitária ou outro sabão adequado. Se você usar vários produtos de limpeza e deixá-los agir por tanto tempo quanto possível (talvez pulverizando antes de começar a limpar outras superfícies), você terá que trabalhar menos para remover a sujeira.

Além disso, lembre-se de que é sempre bom derramar uma gota de água sanitária no vaso sanitário antes de dormir para evitar que a sujeira se acumule no fundo ou na superfície da água. E se tiver que limpar bem ao interno, é sempre bom usar espumas ou pastas que grudem nas paredes em momentos de menos trânsito no banheiro, então também é bom lembrar de fazer isso à noite antes de ir dormir, deixando os produtos agirem por mais tempo.

Creativo

Creativo

Para manter o banheiro mais limpo e perfumado

Mantenha panos secos ou rodos prontos, para secar as paredes do chuveiro, os vidros ou o espelho após cada uso, e também para retirar a água que fica nas torneiras, para que não se forme calcário

Acione o ventilador após cada banho, ou lembre-se de abrir as janelas, para evitar que a umidade fique presa no banheiro por muito tempo e possa causar a formação de mofo.

Em seguida, reúna todos os produtos usados ​​com mais frequência em cestos ou recipientes, de modo que, na hora da limpeza, você tenha tudo à mão.

Também é muito útil ter sempre toalhas limpas e secas prontas para o uso, para evitar que fiquem muito sujas e úmidas: se ficarem úmidas e sujas por muito tempo tornam-se prejudiciais à saúde. As toalhas que usamos mais frequentemente, devem ficar penduradas longe do chuveiro ou do WC. E se você costumava jogar a roupa no chão durante o banho, é melhor encontrar espaço para uma cesta e não deixar as roupas sujas por muito tempo.

O balde de lixo também deve ser sempre tampado e esvaziado prontamente, por questões de higiene. 

Para então desfrutar de um aroma agradável, use óleos essenciais e outras soluções "faça você mesmo", como potpourri, ou mesmo produtos para borrifar. No entanto, se você não quiser perder muito tempo preparando pot-pourri ou tabletes com cheiro tipo faça você mesmo, um rolo de papel higiênico e um óleo essencial favorito também podem ser suficientes: basta colocar algumas gotas dentro do tubo de papelão que se encontra no centro dos rolos de papel higiênico, para que sempre que o utilize espalhe um cheiro agradável no ambiente.

Bom trabalho!