Como cultivar a prímula, a flor colorida e resistente que anuncia a primavera

por Roberta Freitas

25 Fevereiro 2022

Como cultivar a prímula, a flor colorida e resistente que anuncia a primavera

Uma flor simples que dá tanta satisfação: as prímulas estão entre as primeiras plantas a anunciar a chegada da primavera, pois começam a florescer quando o inverno começa a perder seu caráter mais rígido para dar lugar às temperaturas mais brandas.

Elas crescem espontaneamente em muitas partes do mundo, com flores simples e adoráveis, e depois há uma infinidade de plantas híbridas que podem ter pétalas de todos os tons (até preto!) e plantas com flores até duplas. Elas são fáceis de cultivar e suportam muitas condições diferentes - saiba mais sobre as prímulas lendo abaixo.

pxhere.com

pxhere.com

  • Exposição: não gostam de sol direto nas horas mais quentes do dia, principalmente nas estações mais quentes do ano. De fato, no verão elas correm o risco de se queimar se ficarem expostas ao sol direto por muito tempo. Coloque elas em uma penumbra clara, onde o sol apareça de manhã ou no final da tarde, mas sem ficar muito escuro no resto do tempo. As mais rústicas (geralmente com flores mais simples e sem cores particulares), são muito mais resistentes, enquanto algumas variedades particulares e selecionadas temem correntes e ventos, por isso é sempre melhor colocá-las num local abrigado.
  • Temperaturas: elas adoram o frio e temem o calor intenso, mas podem se adaptar muito bem onde não há temperaturas extremas.
  • Irrigação: o solo deve estar molhado quando secar completamente. Então, algumas vezes por semana nos períodos mais quentes, e gradualmente diminuindo nas estações mais úmidas e mais frias.
  • Solo: elas precisam de solo macio e bem drenado, enriquecido com um pouco de turfa. Elas preferem um pH ácido.
  • Fertilizante: um fertilizante universal para plantas com flores, equilibrado em nitrogênio, fósforo e potássio, é bom.

Você pode enterrá-las em qualquer época do ano, talvez evitando os períodos mais quentes. Quanto à semeadura, é preferível semear quando as temperaturas noturnas não são muito altas (5-8° C), portanto também no inverno, para que as sementes tenham mais chances de germinar.

Elas são bonitas nas bordas dos canteiros de flores, mas também cultivadas em vasos (serão replantadas a cada dois anos). Você já teve alguma em casa?