A maravilhosa planta do golfinho: saiba como cultivar o Senecio Peregrinus

por Roberta Freitas

25 Fevereiro 2022

A maravilhosa planta do golfinho: saiba como cultivar o Senecio Peregrinus

No mundo é conhecida como a Planta do Golfinho, justamente porque suas folhas carnudas têm toda a aparência de uma série de golfinhos pulando entre as ondas. O nome científico, porém, é senecio peregrinus, planta nativa da África do Sul e resultado do híbrido entre as espécies Senecio articulatus e Senecio rowleyanus.

Pode crescer até 90 centímetros de ramos caídos, enquanto a altura da planta geralmente não excede 15 centímetros. Com a sua postura é perfeita para pendurar em cestos ou plantar em vasos colocados em algum parapeito de janela, prateleira ou balaustrada, para que a folhagem possa descer livremente. Saiba mais sobra ela lendo este artigo.

  • Exposição: é uma suculenta, mas não gosta de sol direto por muito tempo, o que pode até queimar as folhas. Portanto, prefira um local da casa que seja claro, mas não exposto à luz solar direta. Janelas que forneçam luz pela manhã, mas não na parte central do dia, também são boas. E você pode se ajudar no inverno com lâmpadas LED para o crescimento das plantas.
  • Temperatura: elas não toleram o frio (gostam de faixas climáticas quentes). A temperatura mínima que elas podem suportar é de 4 a 5 graus, e a ideal para o crescimento é de 22.
  • Solo: o de cactos e suculentas em geral é fino, portanto bem dissolvido e enriquecido com perlita ou areia que evitam a estagnação da água, o que leva ao risco de podridão radicular e morte da planta.
  • Irrigação: coloque o vaso na pia, chuveiro ou banheira e regue bem até que a água escorra pelo fundo. Deixe escorrer o máximo possível e coloque a planta em seu lugar. Essa operação deve ser realizada sempre que o solo secar completamente (portanto, também abaixo da camada superficial), sempre para evitar o excesso e o apodrecimento das raízes. Geralmente é suficiente uma vez por semana da primavera ao início do outono, e uma vez por mês no inverno, quando a planta está dormente. Mas é sempre melhor verificar o terreno e perceber a frequência de acordo com as condições de cada casa.

Uma curiosidade: essas plantas também produzem pequenas flores com um leve aroma de canela, mas para vê-las é preciso garantir as condições de cultivo adequadas, principalmente no inverno. Portanto, do final do outono até o início da primavera, mantenha a planta em 15° C, se certifique de não exagerar na irrigação e nesse período garanta 3 horas ou um pouco menos de luz (não no período do almoço) para que a planta realmente "durma". São plantas que gostam de ficar um pouco mais apertadas que as outras.

Você já teve uma?