Conheça as centáureas: flores refinadas, mas rústicas, fáceis de cultivar

por Roberta Freitas

17 Março 2022

Conheça as centáureas: flores refinadas, mas rústicas, fáceis de cultivar

A cor azul das centáureas, às vezes violeta e às vezes tendendo ao cerúleo, é algo verdadeiramente encantador: essas flores muito bonitas, também devido à forma particular das pétalas e sua tonalidade brilhante, podem ser percebidas em qualquer contexto. Fazem parte da família das Asteraceae, quase nunca crescem mais de 50 cm de altura e adoram climas temperados.

Além de serem muito bonitas e elegantes de se ver, também são fáceis de cultivar e capazes de resistir a uma grande variedade de condições: a centáurea sabe se adaptar a vários solos e não exige muita atenção em termos de cuidados e adubação. Vale a pena conhecê-la melhor e tentar ter algumas em casa!

Pixabay

Pixabay

  • Exposição: elas preferem áreas ensolaradas, pois dão o seu melhor quando recebem muitas horas de luz direta por dia. O importante é evitar que fiquem expostas a ventos e correntes.
  • Temperatura: não temem excessos ocasionais de frio ou calor, mesmo que tendam a sofrer com climas que permanecem abafados ou muito rígidos por períodos prolongados.
  • Solo: a centáurea não é nada exigente em termos de solo. Assim, qualquer solo universal, rico em matéria orgânica, macio e bem drenado, poderá ir bem. Se o solo (no cultivo em campo aberto) for muito rochoso e árido, elas terão dificuldades para prosperar e exigirão mais água.
  • Se cultivada em vasos, é sempre bom colocar no fundo argila expandida, ou mesmo cacos quebrados ou um pouco de areia grossa, para garantir uma boa drenagem da água, evitando a sempre prejudicial estagnação da água.
maxpixel.net

maxpixel.net

  • Irrigação: essas plantas não podem ficar em solo árido por muito tempo, então se certifique de regar assim que a terra começar a secar até alguns centímetros abaixo da superfície. O ideal é mantê-la sempre minimamente úmida, mas sem exagerar com regas constantes. Se elas estiverem em vasos, verifique-os algumas vezes por semana em períodos quentes (isso também quando estão em campo aberto) e diminua no outono ou na primeira parte da primavera.
  • Semeadura: as centáureas se multiplicam por semente, e a semeadura deve ser feita no final do inverno, portanto, a partir do final de agosto e novamente nos primeiros dias de setembro.

Você já teve cantáureas em casa?