Como cultivar a canela, uma planta exótica com um aroma inebriante

por Roberta Freitas

24 Março 2022

Como cultivar a canela, uma planta exótica com um aroma inebriante

A canela é uma das especiarias mais amadas e difundidas no mundo. Nós a encontramos pronta para comprar em forma de pó ou em palitos de madeira que têm a aparência de uma folha acastanhada enrolada. Na verdade, é a casca da canela, ou Cinnamomum verum, uma árvore perene da família Lauraceae nativa do Sri Lanka, o estado que antes era chamado de Ceilão. De fato, um dos outros nomes da canela é Ceylon Cinnamomum ou Ceylon Cinnamon.

Já em 1700 havia se espalhado em locais de clima tropicais e subtropicais, especialmente no Sudeste Asiático. Seu habitat natural é, portanto, o úmido e quente dessas áreas, razão pela qual o cultivo em casa em outras partes do mundo requer um pouco de atenção.

Commons Wikimedia, Pixnio

Commons Wikimedia, Pixnio

  • Exposição: é uma planta que adora lugares ensolarados, mas não a exposição direta à luz solar. Também deve ser protegida de rajadas de vento.
  • Clima: necessita de temperaturas médias-altas e de uma atmosfera constantemente húmida. Por essa razão, no inverno as plantas - cultivadas em vasos - devem ser abrigadas em casa ou em estufa. Além disso, nos primeiros anos de vida, as plantas cultivadas em áreas temperadas e com climas muito diferentes entre as várias estações devem ser sempre mantidas dentro de casa, podendo ser deslocadas para fora apenas nos períodos mais quentes.
  • Solo: teme a estagnação da água, por isso precisa ser colocada em um solo bem dissolvido e drenante, mas também rico em nutrientes e substâncias orgânicas. Então você precisa misturar um bom solo universal com húmus ou composto de boa qualidade.
  • Rega: embora no seu habitat natural não haja necessidade de se preocupar em regar esta planta, o cultivo em vasos obriga a regar abundantemente sempre que o solo estiver completamente seco, portanto mais frequentemente nos períodos quentes do ano e mais raramente no outono e inverno.
  • Propagação: a forma mais simples, embora mais longa, é por sementes. As sementes da canela de fato germinam facilmente. A época ideal é a primavera. No entanto, também é possível propagar por estacas, fazendo com que os galhos cortados enraízem.
  • Colheita: se pretende colher a casca do caule, quando a planta atingir dois anos de idade ela será podada (sem a parte apical); mas você também pode coletar a casca dos galhos. A parte que é consumida é a interna, que se separa da camada externa depois de seca, e naturalmente se enrola na forma que conhecemos.

Você gostaria de cultivar canela em casa?