Flores prensadas: siga estas dicas simples para manter suas flores favoritas por muito tempo

por Roberta Freitas

17 Janeiro 2023

Flores prensadas: siga estas dicas simples para manter suas flores favoritas por muito tempo

Um ramo de flores, o buquê de uma ocasião importante, por vezes apenas uma florzinha do campo que no entanto nos recorda um momento especial: são muitas as flores cortadas que povoam as nossas casas todos os dias e que gostaríamos que durassem para sempre ou quase. A secagem é a primeira opção que pensamos, mas as flores secas muitas vezes perdem a vivacidade de suas cores e ficam muito frágeis, tanto que se estilhaçam ao menor movimento do ar.

Então, o que fazer se quisermos manter uma memória floral especial? Existe uma técnica que pode ser facilmente implementada mesmo com objetos de uso comum que garante vida longa à beleza de nossas flores e permite seu uso para composições artísticas: a prensagem. Vamos descobrir juntos como fazer em casa.

1. Que flores usar

Nem todas as flores são adequadas para prensagem: na verdade, alguns fatores fundamentais, como frescor ou umidade, devem ser levados em consideração na hora de escolher. Portanto, será preferível escolher flores já cortadas que ainda estejam frescas, tendo o cuidado de retirar todas as partes que já estão murchas. Se colhemos flores silvestres, preferimos as que estão à beira da floração ou no auge da floração e as colhemos no final da manhã, quando o orvalho da noite estará completamente seco.

As flores mais fáceis de prensar são as naturalmente planas, como margaridas, violetas ou folhas, enquanto se escolher flores com estame evidente, tome cuidado para removê-lo para evitar que o pólen deixe manchas. Flores grossas, como rosas ou cravos, levarão mais tempo para serem pressionadas corretamente.

2. Materiais

Para a prensagem são necessários alguns materiais facilmente disponíveis: folhas de jornal e papel absorvente, papel de fotocópia, papel de seda não tratado, papelão fino ou qualquer outro material que favoreça a absorção de umidade. No que diz respeito às ferramentas a serem utilizadas como prensas, podem ser adquiridas prensas específicas de madeira, mas prensas caseiras podem ser recriadas sem nenhum custo.

3. Prensagem no micro-ondas

3. Prensagem no micro-ondas

HGTV Handmade/YouTube

A prensagem no micro-ondas permite obter ótimos resultados em pouco tempo, embora o calor intenso possa deixar as pétalas marrons. Para evitar esse inconveniente, prossiga com o aquecimento pouco a pouco, não mais que 30-60 segundos, e alterne com fases de resfriamento. Por exemplo, se você tiver que pressionar várias séries de flores, pode alterná-las no aquecimento, para dar tempo de esfriarem entre as diferentes fases.

Existem prensas específicas para fazer a prensagem de micro-ondas, mas você pode facilmente fazer a sua em casa. Se você tiver ladrilhos de cerâmica, pode colocar as flores entre duas folhas de papel absorvente, adicionar um pedaço de papelão de cada lado e, por fim, inserir tudo entre dois ladrilhos que você manterá unidos com dois elásticos. Se não tiver ladrilhos, existe um método ainda mais simples: inserir as flores em duas folhas de papel absorvente e colocá-las diretamente na placa de vidro do micro-ondas, colocando por cima uma assadeira de cerâmica. Defina o micro-ondas para a configuração mais alta e comece com um minuto de aquecimento. Verifique após cada aquecimento e continue 30 segundos de cada vez até que as flores estejam planas e secas ao toque.

4. Prensagem com ferro

Este método também é bastante rápido. Prepare as flores colocando-as sobre duas folhas de papel absorvente e achatando-as sob um livro grosso. Então pegue o ferro, que deve ser aquecido na temperatura mínima e sem água para evitar o depósito de umidade nas flores. Em seguida, pressione o ferro no papel absorvente por 10-15 segundos, deixe esfriar pelo mesmo tempo e repita a operação. Verifique regularmente o grau de secagem das flores. A operação estará finalizada quando as flores parecerem planas e secas ao toque.

5. Prensar com um livro

Prensar um livro é o mais clássico dos métodos caseiros: quem de nós nunca guardou uma flor ou uma folha ou talvez um trevo de quatro folhas entre as páginas de um livro? Esta é talvez a técnica mais simples, mas certamente a mais demorada, na verdade levará duas ou três semanas para uma secagem completa. Existem duas maneiras de fazer essa técnica. Em ambos os casos, verifique o estado de suas flores após uma semana e continue com as verificações semanais.

1. O mais simples é simplesmente inserir as flores diretamente entre as páginas de um livro e deixá-lo apoiado em uma superfície sob um peso como um tijolo ou algo muito pesado ou pilha de outros livros.
2. O segundo método consiste em inserir as flores em papel de jornal ou impressora ou mesmo em papel absorvente ou lenço de papel antes de colocá-las entre as páginas de um livro. Também neste caso você terá que deixar o livro sob um peso, mas lembre-se de substituir o papel absorvente se estiver muito úmido ou danificado.


Qual método você prefere para prensar? Já decidiu o que vai fazer com as suas flores prensadas?