Poda de final do inverno: como fazer e em quais plantas intervir

por Roberta Freitas

29 Março 2022

Poda de final do inverno: como fazer e em quais plantas intervir

A poda é uma intervenção de manutenção que deve ser feita várias vezes ao ano, cada uma intervindo nas plantas adequadas. No inverno, portanto, não é possível podar indiscriminadamente nenhum tipo de arbusto, árvore ou cerca viva, mas apenas aqueles que não vão florescer ou dar frutos em breve.

Cortar partes das plantas serve para as partes mais novas se fortalecerem e para ajudá-las a se desenvolverem de forma equilibrada, e para as mais velhas é uma intervenção que retira as partes secas e danificadas, para que a planta possa se concentrar em todo o resto.

Fazer tudo isso no inverno, antes que as temperaturas fiquem mais amenas e, portanto, a planta saia do seu repouso vegetativo, é conveniente por vários motivos: as plantas costumam estar mais nuas, então você entende melhor onde intervir; e elas não produzem muita seiva, então menos irá fluir das feridas causadas por cada corte, e a planta será capaz de criar seu próprio "tecido cicatricial" mais rapidamente.

Pixabay

Pixabay

Sempre que uma planta é podada, em qualquer época do ano, as partes danificadas ou doentes devem ser removidas primeiro. Então os galhos que se cruzam demais são encurtados, mas preferindo os mais novos e sempre parando em algum cruzamento ou broto da base. Sempre considere, de fato, que a planta será forçada a concentrar suas energias no desenvolvimento das partes que permanecem, portanto, intervenha apenas naquelas que você não deseja que cresçam mais, mas sem exagerar demais.

Às vezes há o risco de cortar demais, no lugar ou na hora errada, e assim inibir o crescimento da planta (assim como a floração ou frutificação) e nos piores casos pode causar a morte do galho ou de todo o espécime.

Regras úteis:

Faça os cortes próximos aos botões: um centímetro acima do que você deseja deixar será suficiente, ou até dois/três no caso de galhos maiores. Você não precisa cortar para danificar a gema.
2. Use sempre tesouras com lâminas esterilizadas: você pode passá-las sobre a chama de um isqueiro ou até mesmo esfregar álcool nelas.
3. Ao cortar, faça perpendicularmente ao galho, para que a ferida fique circular e não oval, para que a parte exposta seja menor e o galho não fique pontiagudo. Dessa forma, você corre o risco de menos infecções.

Que tipos de plantas podem ser podadas durante o frio do inverno? Listamos alguns delas abaixo:

  • Árvores de fruto: por exemplo macieira, pera, ameixa, pêssego, cerejeira (nas quais, no entanto, intervimos de forma leve)
  • Hortênsias
  • Árvore do Céu (Ailanthus altissima)
  • Freixo
  • Buddleia davidii
  • Lagoerstremia
  • Osmanthus
  • Viburno
  • Cedro (e geralmente coníferas).

Esta é uma lista indicativa e não exaustiva, e em qualquer caso recomendamos sempre que consulte algum especialista do setor: o tipo de planta e o clima da zona onde as plantas vivem são fatores determinantes na escolha da melhor época para a poda!