Não jogue fora a água do arroz: você sabe que é um ótimo fertilizante de plantas?

por Roberta Freitas

08 Maio 2022

Não jogue fora a água do arroz: você sabe que é um ótimo fertilizante de plantas?

Todos os green thumbs estão sempre à procura do truque da vovó que pode fazer a diferença no sucesso das suas plantas: há de fato aqueles que confiam nos produtos para comprar, testados e comprovados, e aqueles que adoram se aventurar e dar uma oportunidade também aos remédios naturais e caseiros, que às vezes podem ser muito válidos.

Entre os muitos truques que podem ser descobertos online, há um costume que vem do Oriente e que tem um grão de verdade: o uso da água do arroz como fertilizante natural. É um remédio muito simples e acima de tudo confortável para evitar desperdícios. Continue a ler para saber mais.

via balconygardenweb.com

Commons Wikimedia, Pxhere

Commons Wikimedia, Pxhere

Em primeiro lugar: que água de arroz? Na verdade, não estamos falando da água de cozimento do arroz - especialmente não daquela em que o sal foi adicionado, mas da água com a qual o arroz é lavado antes de cozinhar. Uma pesquisa realizada na Indonésia, de fato, descobriu que a água com que o arroz é enxaguado é muito melhor do que a da torneira para fazer as plantas crescerem exuberantemente.

Ao preparar arroz na Ásia (mas não só) é sempre recomendável enxaguá-lo até que a água que sai não seja mais leitosa, mas completamente transparente, e isso geralmente é obtido após o terceiro ou quarto enxágue. Toda aquela água que geralmente é jogada fora, porém, é rica em substâncias úteis para as plantas: proteínas, fibras, aminoácidos, cálcio, fósforo, ferro, zinco, potássio são apenas algumas. Além disso, há amido nessa água que é útil para as bactérias benéficas.

As vantagens da água de arroz usada para irrigar plantas são:

  • o fato de ser ecossustentável
  • promove o crescimento das plantas
  • aumenta a quantidade de bactérias benéficas no solo
  • é um remédio sem custo
  • aumenta a produtividade de espécies frutíferas 

Como dar água de arroz às plantas:

Transfira para um borrifador e borrife nas folhas. No entanto, faça isso apenas pela manhã ou melhor ainda à noite, para que a planta tenha mais tempo para absorver os nutrientes e a própria água.

Você também pode despejá-la diretamente no solo com um regador, como costuma fazer com a água de casa. O importante é usá-la imediatamente, caso contrário - especialmente na estação quente - pode começar a fermentar.

Você já experimentou esse remédio?