Propagar suculentas na água é muito fácil: saiba como fazer com este vídeo do TikTok

por Roberta Freitas

27 Abril 2022

Propagar suculentas na água é muito fácil: saiba como fazer com este vídeo do TikTok

As plantas suculentas permanecem entre as mais populares para o cultivo dentro de casa - mas não só. Elas são pequenas em tamanho, requerem poucos cuidados e exibem algumas das formas mais incríveis que se possa imaginar, às vezes até com flores verdadeiramente espetaculares.

Por isso, são frequentemente usadas ​​em composições cenográficas ou em floreiras muito particulares - até feitas de objetos reciclados - para mobiliar os interiores, ou talvez até a varanda e o jardim. Se conseguimos cultivar algumas espécies, que por isso crescem bonitas, por que não aprender também a propagá-las? Reproduzir plantas é divertido e nos permite ter muitos novos espécimes para cultivar ou dar de presente.

Uma maneira fácil de multiplicar a maioria das plantas suculentas é começar pelas folhas e simplesmente usar uma jarra de água.

via @succulentscientist/TikTok

@succulentscientist/TikTok

@succulentscientist/TikTok

Existe um método que funciona com todas as plantas suculentas que têm folhas carnudas e não muito grandes, como echeverie, sedum ou certos tipos de haworthia (para citar apenas algumas), um deles é perfeitamente ilustrado por este vídeo do TikTok, carregado no site por @succulentscientist.

Você vai precisar de:

  • As folhas de suas plantas para se reproduzir
  • Um pote de vidro. Deve ser grande o suficiente em diâmetro, mas acima de tudo perfeitamente limpo e desinfetado
  • Água
  • Filme transparente para alimentos
  • Um elástico
  • Uma faca afiada

Quanto às folhas a serem utilizadas para estas estacas em água, há quem prefira colocá-las em água imediatamente e quem espere algumas horas depois de as separar ou cortar da planta mãe, para que o próprio corte seque.

Como proceder:

Encha o frasco com três quartos ou mais de água.
2. Cubra a abertura com filme plástico, mantendo-o esticado
3. Prenda o filme com o elástico, para que funcione como uma tampa
4. Com a faca, faça um pequeno corte no filme, para que possa inserir uma folha com a ponta (a parte cortada) para baixo, que deve ficar suspensa acima da água cerca de meio centímetro.
5. Encha o frasco inteiro e, em seguida, coloque-oem um local bastante ensolarado.
6. Lembre-se de trocar a água assim que perceber que está um pouco turva, pelo menos 2 ou 3 semanas (pode demorar mais dependendo das plantas), você notará que cada folha produziu sistemas radiculares.

Quando as raízes são longas o suficiente e talvez até brotos tenham brotado na base das próprias folhas, você pode mover cada nova planta para um pote separado, com o solo adequado para as suculentas.

Há também um método alternativo que você pode tentar: é aquele de simplesmente colocar as folhas no solo (talvez usando uma bandeja ou uma tigela grande), e borrifar água regularmente para manter o solo sempre úmido (não encharcado de água). Nesse caso, a bandeja com as folhas deve ser guardada em um local um pouco mais escuro, mas onde ainda seja atingida pelo sol nas horas mais frescas do dia.

Você já reproduziu suculentas dessa maneira?