Borra de café para fertilizar plantas de tomate: realmente funciona?

por Roberta Freitas

13 Agosto 2022

Borra de café para fertilizar plantas de tomate: realmente funciona?

Falamos muito no uso da borra de café para a saúde das plantas, tanto as ornamentais (principalmente as acidófilas como as hortênsias ou as azáleas) quanto as que são cultivadas na horta. E nessa última categoria, são principalmente os tomates que, segundo o que dizem, se beneficiam da integração da borra de café no meio de cultivo.

Dizem, de fato, que a borra de café pode funcionar como fertilizante natural, sem nenhum custo, o que torna as plantas mais vigorosas, mais produtivas e com frutos mais bonitos e saborosos. Mas essa crença corresponde à verdade? A resposta não é exatamente única. Continue a ler para saber mais.

Creativo

Creativo

A razão pela qual se acredita que a borra de café funcione como fertilizante para os tomateiros é que essas plantas crescem melhor em solos levemente ácidos. Portanto, colocar a borra de café no solo pode ajudar a conseguir isso.

É verdade, até certo ponto, que a borra de café pode acidificar naturalmente o solo, mas o fazem em pequenas doses e por um longo período de tempo. De fato, pode acontecer que, às vezes, os grãos de café sejam alcalinos ou neutros, de modo que não façam as alterações necessárias no solo.

A borra de café contém cerca de 2% de nitrogênio e quantidades variadas de fósforo e potássio (os blocos de construção do crescimento das plantas), portanto, misturar a borra no solo ao redor dos tomateiros é uma maneira natural de introduzir essas substâncias importantes.

pxhere.com

pxhere.com

No entanto, não espere resultados rápidos como um relâmpago: pode levar pelo menos semanas para que a borra de café faça efeito no solo do qual as plantas de tomate extraem seus nutrientes.

Portanto, não há nada de errado em pegar as borras de café secas e espalhá-las no chão, depois trabalhar um pouco o solo para incorporá-las no seu interior.

Os fertilizantes normais podem ser substituídos pela borra de café?

Os fertilizantes de liberação lenta são a melhor maneira de garantir plantas vigorosas e produtivas e contêm as substâncias que os tomates precisam em concentrações mais altas do que apenas 2% de nitrogênio na borra de café.

Você pode, portanto, incorporá-las facilmente se a planta não tiver necessidades especiais ou alguma deficiência óbvia, e talvez você aprecie os resultados a longo prazo, mas se quiser intervir de forma rápida e visível, é melhor recorrer a fertilizantes normais.

A borra de café, no entanto, continuará a ser um excelente "ingrediente" para adicionar à pilha de compostagem e, portanto, será muito útil para toda a horta e para o jardim!