Corda, que paixão: como usá-la para decorar sua casa de mil maneiras diferentes

por Roberta Freitas

24 Junho 2022

Corda, que paixão: como usá-la para decorar sua casa de mil maneiras diferentes

A corda sempre foi usada principalmente no campo náutico. É de fato ideal nesse contexto porque é um material muito resistente, útil para operações de atracação e tração. Mas justamente por causa dessa robustez também pode ser usada para mil outras coisas e em diferentes ambientes e contextos. O doméstico antes de qualquer outro.

Seja aquela mais resistente, em juta ou cânhamo, ou feita de materiais mais macios e finos, é uma excelente aliada na decoração. Pode dar a interiores e exteriores estilos diferentes com base em como é usada. É confortável mas sempre com um toque de requinte e elegância. E se presta sobretudo a enriquecer o estilo das casas de praia, às quais pode dar um toque náutico ou boho-chic.

Veja que versatilidade inesperada e quantas ideias incríveis.

Uma primeira ideia muito válida pode ser cobrir a borda de um espelho de qualquer forma e tamanho. Ele assumirá instantaneamente a aparência de um móvel muito especial.

Com a mesma técnica você pode decorar porta-retratos, quadros e tudo que exija uma moldura. Além de lindos, os quadros de corda são divertidos de fazer e se prestam a aplicações e decorações extras de todo tipo.

E por que não cobrir bancos, cadeiras, pufes ou mesinhas com corda para revolucionar seu estilo? É um trabalho de precisão, mas uma vez terminado o resultado é espetacular.

Ao tecer a corda inspirada em nós náuticos, é possível obter porta-copos e jogos americanos para serem usados, talvez, no café da manhã. Escolha a cor, o material e o tamanho e se delicie.

E adivinhe, com a mesma técnica e uma corda mais robusta e espartana você pode até criar tapetes e capachos. Para uma casa de praia serão perfeitos.

A corda é adequada para decorar qualquer tipo de puxador, desde gavetas e portas de guarda-roupas até portas ou janelas um pouco mais particulares. É possível cobri-los ou, se feitos de um material suficientemente forte, substituí-los diretamente pela própria corda.

E que tal prender cortinas em anéis feitos de corda? Uma solução verdadeiramente alternativa e original. 

A corda também pode ser usada como um simples elemento decorativo para inserir, por exemplo, em vasos ou suportes de vidro. Basta pouco, mesmo que posicionada aleatoriamente, para revolucionar um pequeno espaço em poucos segundos.

E há quem até decida cobrir colunas de apoio, corrimãos de escadas e até paredes, para uma verdadeira reforma caseira de bricolage.

Devido à sua robustez, como vimos, a corda é ideal para suportar até mesmo grandes pesos sem se romper. Isso é especialmente verdadeiro para alguns tipos de cordas. Por isso, pode ser usada para segurar redes e balanços, que decoram varandas e jardins em estilo selvagem ou boho-chic. O efeito é verdadeiramente espetacular e o conforto é garantido.

Também pela sua robustez, a corda pode se tornar num corrimão muito particular para as escadas das casas decoradas com tema náutico.

E os usos a que a corda se presta ainda podem ser muitos. Talvez infinitos. Sua versatilidade de estilo e praticidade não tem limites. Portanto, dê asas à sua criatividade, talvez seguindo algumas das sugestões que acabamos de propor!