Tea tree oil: 10 usos incríveis que você não esperava

por Roberta Freitas

10 Julho 2022

Tea tree oil: 10 usos incríveis que você não esperava

O tea tree oil é um óleo essencial extraído das folhas da Melaleuca, uma árvore nativa da Austrália, já conhecida pelos aborígenes por suas inúmeras propriedades benéficas. Possui um aroma intenso e picante, e seus usos são múltiplos, tanto no campo cosmético quanto desinfetante. Também é antibacteriano e antiviral, e não é por acaso que é frequentemente recomendado em caso de gripes sazonais, dores de garganta e resfriados. Não só isso, também possui propriedades anti-sépticas e anti-inflamatórias. Em suma, é um remédio natural verdadeiramente precioso e versátil.

Se alguns de seus usos já estão bem estabelecidos, existem outros menos conhecidos. Nem todo mundo sabe, por exemplo, que é eficaz contra a caspa, como vários estudos demonstraram. E que pode ser usado, devidamente diluído ou misturado com outras substâncias, como desodorante e calmante para pés inchados. Vamos descobrir 10 usos inesperados.

Desodorante

Desodorante

Pixabay

Graças às suas propriedades bactericidas, o tea tree oil é perfeito para preparar desodorantes caseiros eficazes com um aroma agradável. Basta despejar 2 colheres de bicarbonato de sódio e 125 ml de água destilada em um recipiente, misturando bem e deixando a mistura descansar por uma hora. Filtre o bicarbonato de sódio e transfira a solução para um nebulizador, adicionando 5-6 gotas de óleo de melaleuca.

Anti-caspa

Anti-caspa

Pixabay

De acordo com alguns estudos, o tea tree oil ajuda a combater a caspa. Para se beneficiar dessa propriedade, despeje cerca de dez gotas na embalagem do xampu e lave o cabelo. Deixe o shampoo agir por alguns minutos antes de enxaguar.

Remédio para pele seca

Remédio para pele seca

Pixabay

O tea tree oil, como óleo essencial, não deve ser usado puro, mas sempre misturado com outros ingredientes. Para a pele seca, se recomenda adicionar algumas gotas a uma colher de sopa de óleo de amêndoa, massageando-a com a mistura assim obtida.

Spray para insetos

Spray para insetos

Pixabay

Se os insetos tendem a picar você, como costuma acontecer durante a temporada de verão, você pode preparar uma solução para borrifar diretamente na pele, à base de água e algumas gotas de óleo de melaleuca. Despeje tudo em um recipiente de spray e pulverize conforme necessário.

Detergente para pisos

Detergente para pisos

Pixabay

Quer ter pisos impecáveis? Prepare uma solução de meio copo de bicarbonato de sódio, 10 gotas de óleo de melaleuca e um balde grande de água. Use o detergente faça você mesmo para lavar o chão, você verá os resultados!

Remédio para pés inchados

Remédio para pés inchados

Pixabay

O tea tree oil também possui propriedades calmantes e é frequentemente recomendado para suavizar os pés inchados. Você pode derramar 7-8 gotas em uma bacia de água quente para preparar um relaxante escalda-pés, de preferência feito no final do dia.

Desinfetante para o rosto

Desinfetante para o rosto

Pixabay

Adicione algumas gotas de óleo de melaleuca a uma bacia de água fresca e use-a para refrescar e lavar o rosto, mantendo os olhos e a boca bem fechados.

Desinfetante para máquina de lavar louças

Desinfetante para máquina de lavar louças

Pixabay

Não apenas pisos, o tea tree oil também é ideal para desinfetar a máquina de lavar louça e dar a ela um excelente aroma. Despeje algumas gotas diretamente na banheira e comece uma centrifugação vazia.

Pesticida para plantas

Pesticida para plantas

Pixabay

Água e algumas gotas de óleo de melaleuca são suficientes para preparar um pesticida eficaz para as plantas. Despeje a mistura em um recipiente de spray e borrife diretamente nas plantas que deseja proteger.

Remédio para espinhas

Remédio para espinhas

Pixabay

O tea tree oil é útil para combater a acne: basta mergulhar um cotonete no óleo essencial e passá-lo nas espinhas.

Você só precisa experimentar esses usos alternativos e verificar sua eficácia, mas primeiro se lembre sempre de testar os remédios caseiros em uma pequena parte da pele e monitorar o aparecimento de quaisquer sintomas alérgicos por 24 ou 48 horas.