Limpeza da casa: alguns hábitos muito comuns que devemos corrigir ou evitar completamente

por Roberta Freitas

11 Maio 2021

Limpeza da casa: alguns hábitos muito comuns que devemos corrigir ou evitar completamente

Todos nós temos que cuidar da higiene de nossas casas todos os dias, com uma rotina de limpeza que nos leva a cuidar rapidamente dos vários cômodos em média uma ou duas vezes por semana, e a fazer uma limpeza mais profunda de vez em quando.

Assim, implementamos uma série de métodos para limpar as várias superfícies de forma quase automática, mas esses nossos hábitos nem sempre são os mais eficientes, e talvez também aconteça de esquecer algum objeto que mereça ser lavado ou espanado com mais frequência. Em seguida, descubra quais hábitos corrigir para garantir um maior sucesso na limpeza da casa.

Creativo

Creativo

Poeira

Há uma infinidade de ferramentas que podemos usar para tirar o pó da casa. Os panos descartáveis ​​que eliminam o pó são os mais famosos. Eles são ideais para remover a maior parte da poeira, mas apenas usar esses itens não conclui o trabalho.

Os panos, na verdade, depois de terem capturado a maior parte do pó, acabam espalhando o resíduo ou fazendo com que ele caia em outras superfícies. Uma maneira de tornar os panos de microfibra mais eficazes desse ponto de vista é umedecê-los levemente. Dessa forma, será utilizada uma porção diferente do pano úmido para cada objeto, ou um pano diferente para cada superfície, e o pó residual será mínimo.

Em qualquer caso, porém, a alternativa mais segura é sempre um aspirador de pó. Podemos utilizá-lo para completar o trabalho iniciado com as outras ferramentas ou quando houver muito pouca poeira em casa, exploraremos diretamente o aparelho montando os vários acessórios mais adequados para cada superfície.

Tábuas de corte

Qualquer pessoa que passa algum tempo na cozinha usa rotineiramente tábuas de cortar para fatiar e picar vários ingredientes. De plástico ou de madeira, essas ferramentas ficam cheias de cortes e arranhões nos quais acabam os restos de alimentos, e quando já estão cobertas por uma verdadeira rede de cortes é hora de substituí-las.

Na maioria dos casos, nós as lavamos com água e sabão: não é errado, mas é um remédio eficaz quando as usamos para cortar vegetais. No caso de superfícies que entraram em contato com carne ou peixe, no entanto, deve ser higienizada antes de usá-la novamente. Uma maneira eficaz, embora um pouco trabalhosa, é usar alvejante: despeje 3,5 litros de água e uma única colher de sopa de alvejante em uma bacia, mergulhe a tábua por 5 minutos e depois remova-a e enxágue bem, deixando secar bem antes de guardá-la .

Outro método útil é cortar um limão ao meio, polvilhar a tábua de corte com sal grosso (ou até mesmo bicarbonato de sódio) e esfregar o limão como uma esponja. Isso irá explorar a capacidade abrasiva do sal ou bicarbonato e as propriedades antibacterianas do suco de limão.

Travesseiros

Lavamos lençóis e fronhas regularmente, mas e os próprios travesseiros? As fronhas, aliás, não conseguem filtrar toda a sujeira que deixamos no travesseiro: cabelos, pele morta, suor e saliva até mancham os travesseiros que, portanto, devem ser lavados duas ou três vezes ao ano, para evitar a proliferação de ácaros.

Muitas máquinas de lavar roupa têm programas para as almofadas, embora seja melhor prestar atenção ao material de que são feitas, e também é bom comprar fronhas para proteger as próprias almofadas e travesseiros, mudando-as tantas vezes como as dos conjuntos de lençóis ou um pouco menos frequentemente.

Uma vez por mês ou um pouco mais, pendure as almofadas ao ar livre por algumas horas em um dia ensolarado e arejado. Com látex ou alguns tipos de espuma que não devem ser expostos ao sol, você pode tentar mantê-los na secadora por um ciclo sem aquecimento.

Muitas máquinas de lavar também possuem programas para lavar as almofadas, mas é bom usá-las para aquelas com enchimento de penas (com água fria e detergentes suaves) ou poliéster (água morna e uma colher de sopa de detergente). Já as de memory ou látex é melhor lavar à mão: aspire a sujeira, depois com um pano úmido e uma gota de detergente neutro passe nas áreas com manchas, por fim deixe ao ar livre para secar.

No caso de travesseiros com enchimento de trigo sarraceno, despeje o conteúdo em uma assadeira grande e deixe ao sol em um dia quente e seco. Para a capa pode-se usar água fria e um pouco de sabão neutro.

O importante, sempre que você lava as almofadas, é secá-las perfeitamente.

Creativo

Creativo

Controles remotos

Quantas vezes por dia pegamos os controles remotos da TV ou de muitos outros dispositivos conectados ao WiFi doméstico? Cada controle remoto que temos em casa é um verdadeiro receptáculo de bactérias, que entra em contato indireto com tudo o que tocamos com as mãos. Além disso, a poeira se esconde nele e entra nos vários interstícios entre os botões.

Porém, por se tratarem de aparelhos eletrônicos que não podem entrar em contato direto com a água, devem ser limpos com muito cuidado e paciência: podemos utilizar lencinhos desinfetantes ou (uma opção mais ecológica) panos limpos embebidos em desinfetante. Para os pontos mais desconfortáveis, você pode usar um cotonete ou um palito de dente enrolado em um pano fino.

Máquina de lavar louças

Os electrodomésticos que utilizamos para limpar outras coisas são muitas vezes deixados de lado, no sentido de que não nos importamos em lavá-los, convencidos de que se limpam durante o seu funcionamento. Por outro lado, um aparelho como a máquina de lavar louça acaba recolhendo a sujeira que retira de pratos, potes e copos, que nem sempre é dissolvida ou expelida por completo. Pelo contrário, por vezes percebemos que a máquina de lavar louça não cumpre a sua função e a louça sai suja mesmo após um ciclo completo de lavagem. Nesses casos, o motivo do mau funcionamento pode ser devido à sujeira do filtro, que deve ser verificado regularmente.

É bom extraí-lo e mergulhá-lo em uma bacia de água quente com duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio, uma gota de sabão em pó e duas colheres de vinagre. Em seguida, lave com uma esponja ou pincel que não seja muito duro, seque e insira novamente.

Para lavar o interior do aparelho, então, você pode colocar uma xícara de vinagre branco na prateleira superior da máquina de lavar louça e iniciar a lavagem mais longa na temperatura mais alta. Em seguida, polvilhe cerca de 220 gramas de bicarbonato de sódio na parte inferior da máquina de lavar louça e, novamente, inicie a lavagem com a temperatura mais alta.

Máquina de lavar roupas

O que foi dito sobre a necessidade de limpar ocasionalmente a máquina de lavar louça vale também para a máquina de lavar roupas, pois ela também se carrega literalmente de objetos sujos cada vez que é usada: periodicamente, portanto, essa sujeira acaba se acumulando no tambor, na bainha da porta e no filtro.

Quanto a esse último, uma vez desenroscado do seu alojamento, é necessário retirar a maior parte da sujeira que fica grudada nele, e depois colocá-lo de molho em uma bacia com água quente e um pouco de vinagre branco, e se quiser uma colher ou duas de bicarbonato de sódio. Após 20 ou 30 minutos, enxágue e seque bem. Limpe também a caixa com as mãos ou um pano e, em seguida, insira o filtro novamente.

Para a guarnição, deve-se borrifar vinagre (junto com água ou suco de limão), deixando agir por alguns minutos e depois passar uma esponja entre as dobras para retirar a sujeira e manchas de mofo. Outros ingredientes para usar como alternativa são peróxido de hidrogênio com limão ou água e água sanitária. Essas possíveis misturas também são adequadas para limpar a gaveta de detergente.

Já para a limpeza do tambor, pode-se usar um pano com uma dessas misturas e esfregar as paredes internas, e em seguida iniciar uma lavagem em alta temperatura; ou coloque uma colher de sopa de bicarbonato de sódio na bandeja e adicione um pouco de vinagre (como alternativa, você pode derramar já na cesta) e inicie um ciclo curto para limpar e desinfetar.

Creativo

Creativo

Muita água no parquet

Um erro que muitas vezes é cometido é colocar muita água ao lavar pisos de madeira. Em vez disso, o melhor cuidado é aspirar frequentemente com o acessório adequado para este tipo de superfície. Alternativamente, você pode usar panos projetados especificamente para pisos de madeira (como aqueles em microfibra), nos quais você pode ter pulverizado um produto para limpar o parquet.

Se você realmente precisa usar água e sabão, no caso de alguma mancha de sujeira mais pesada, lembre-se de torcer muito bem para que não molhe muito o chão. O sabão deve ser adequado para madeira e diluído em água de acordo com as especificações do fabricante.

Se quiser experimentar um produto natural caseiro, pode usar vinagre diluindo 100 ml em 3,5 litros de água quente. Porém, como o vinagre pode estragar e embaçar alguns acabamentos, é sempre bom tentar primeiro essa solução em uma pequena parte do piso que não seja muito visível.

Vidros

Quando quiser lavar as vidraças e usar produtos específicos para vidros, faça isso em um momento em que a janela não seja atingida diretamente pelos raios solares, o que faria com que o detergente secasse mais rápido, deixando halos visíveis nos vidros.

Grelha do forno

Quando as prateleiras do forno estão incrustadas com sujeira difícil de remover, em vez de ficar tentando tirar tudo com esponjas abrasivas por muito tempo, podemos usar alguns métodos mais simples e sem estresse.

Em uma bacia grande ou na banheira (que então protegeremos de arranhões colocando uma toalha velha no fundo) despeje água quente o suficiente para cobrir as grades e, em seguida, adicione 1 colher de detergente, uma ou duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Deixe de molho por 6 horas e depois com uma esponja e uma escova de dentes velha remova a sujeira já amolecida das grades.

Você também pode usar vinagre de vinho branco ou vinagre de álcool: despeje meio copo de vinagre em um borrifador de um litro e encha o resto com água, em seguida, borrife nas grades que você colocou na pia ou em uma grande bacia, deixando agir para que a sujeira gordurosa se dissolva bem; se a sujeira for mais difícil, deixe as grelhas de molho por meia hora em uma solução de água e vinagre (3 partes de água e uma de vinagre), à ​​qual também pode adicionar algumas colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Feito isso, deverá passar cuidadosamente uma esponja para retirar tudo, enxaguando bem.

Bom trabalho!