Preste atenção no preço: 7 tipos de alimentos nos quais você pode economizar

por Roberta Freitas

10 Setembro 2022

Preste atenção no preço: 7 tipos de alimentos nos quais você pode economizar

Se na base de um estilo de vida correto está uma alimentação saudável e genuína, portanto feita de alimentos simples mas de boa qualidade, isso não significa que para comer de forma saudável e saborosa se deva necessariamente optar pelos produtos mais caros - ou pelas marcas mais caras - em todas as categorias de alimentos.

Às vezes, a embalagem, a importância do nome por trás de uma marca famosa e toda uma série de processamentos de alimentos antes de serem apresentados no mercado, fazem o preço subir significativamente. E certamente em alguns casos gastar mais significa garantir uma melhor qualidade. Mas para certos tipos de alimentos você também pode economizar e escolher alternativas mais baratas sem nunca deixar de ser prudente.

Sal de mesa

Sal de mesa

Pexels, world-it.openfoodfacts.org

Existem tipos de sal, como o rosa do Himalaia, que certamente são bons, mas quanto aos valores nutricionais e a diferença de sabor no prato acabado, nem sempre são tão diferentes. Ou, pelo menos, não tanto para justificar o preço muito mais alto. Quanto aos aromatizados com especiarias, então, em muitos casos, é preciso muito pouco para preparar você mesmo um pouco (muito menos que um pacote inteiro) com ingredientes fáceis de encontrar... E também não haverá desperdício.

Commons Wikimedia

Commons Wikimedia

Entre as embalagens de alimentos que armazenamos por muito tempo, às vezes muito além do prazo de validade, certamente estão os temperos. Às vezes acontece que a gente precise de um determinado tempero para uma receita só e compramos um pacote, depois o deixamos lá por anos e, nesse meio tempo, ele perde o sabor.

Melhor racionalizar as compras, reduzindo a alguns tipos realmente mais usados ​​e talvez comprá-los em maiores quantidades a granel, nos mercados, ou em embalagens maiores em determinados supermercados. Você sempre pode compartilhar as compras com amigos e parentes.

Sacos de comida

Sacos de comida

le_artista/Reddit

São objetos descartáveis, até porque para reutilizá-los sem risco de contaminação e bactérias é preciso lavá-los muito bem (não que seja impossível, apenas chato). Portanto, a única coisa com que você precisa se preocupar é que o fechamento realmente funcione, e se uma marca um pouco mais barata faz isso, melhor.

Mistura de farinha

Mistura de farinha

Pexels, world-it.openfoodfacts.org

Crepes, panquecas, muffins, bolos, pizzas e assim por diante: para qualquer tipo de preparação doce ou salgada à base de farinha mais fermento/amido e similares, existem misturas com doses prontas misturadas.

Eles são confortáveis ​​e saborosos, mas custam muito mais do que comprar farinha, fermento e amido separadamente. E como em casa é só misturar os pós... É difícil dizer que eles realmente economizam tempo.

Frutas fatiadas e embaladas

Frutas fatiadas e embaladas

Commons Wikimedia, world-it.openfoodfacts.org

Outro caso em que a pressa e a conveniência levam a gastar mais, quando na verdade não haveria necessidade: frutas cortadas e embaladas custam muito mais porque precisam ser frescas, em alguns casos descongeladas antes de serem preparadas. Para pouca fruta, então, uma montanha de plástico é usada, e o meio ambiente certamente não agradece. Melhor escolher apenas um tipo de fruta interia, e você vai ter uma porção diária de qualquer maneira.

Cereais do café da manhã

Cereais do café da manhã

pxhere.com

Cuidado com as tabelas nutricionais: embalagens, design e marcas aumentam os custos, e talvez as que preferimos também tenham muito açúcar ou gordura a mais do que as versões mais baratas. Por isso, verifique os valores das marcas ditas “baratas” no supermercado onde você compra, elas podem ser não só mais baratas como também mais saudáveis. E se você gosta do sabor de qualquer maneira, eles podem se tornar seu novo hábito.

Leguminosas e cereais

Leguminosas e cereais

pxhere.com

Outro caso em que, verificando os valores nutricionais, podemos descobrir que uma marca muitas vezes ignorada é tão boa quanto uma mais conhecida, e muitas vezes mais cara. Sejam secos ou em pote, vale a pena conferir várias opções.

Como nos outros casos mencionados, é sempre - também - o gosto pessoal que decide, mas pelo menos no final a sua escolha será certamente bem informada!